sábado, 16 de dezembro de 2017

Herta Oberheuser - Médica Nazi

Herta Oberheuser
Herta nasceu a 15 de maio de 1911 na Alemanha.

Estudou medicina, em 1931, em Bonn e posteriormente em Düsseldorf, Trabalhou como médica não remunerada na Liga das Jovens Alemãs. Fez o seu doutoramento em 1937 em medicina e tornou-se membro do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) e da Associação Nacional Socialista dos Médicos Alemães.

Entre 1938 e 1940 prosseguiu os seus estudos na Clínica Médica de Düsseldorf, especializando-se em Dermatologia. Após a conclusão dos seus estudos candidatou-se a um posto de médica no campo de concentração de Ravenbrück.

Foi então médica do campo de concentração de Ravensbrück, de 1940 até 1943.

Sob a supervisão do Dr. Karl Gebhardt, participou em experiências médicas, realizado em 86 mulheres, 74 das quais eram prisioneiras polacas no campo.
Karl Gebhardt
Herta terá matado crianças saudáveis com injeções de óleo e evipan, em seguida, retirava os seus membros e os órgãos vitais. O tempo entre a injeção e a morte era de três a cinco minutos, com a criança totalmente consciente até ao último momento.

Executou algumas das piores experiências médicas, feria deliberadamente os prisioneiros, para simular as feridas de combate dos soldados alemães que lutavam na guerra, então Herta introduzia objetos estranhos nas feridas, como farpas de madeira, pregos enferrujados, lascas de vidro, poeira ou serragem.

Em meados de 1943, então condecorada com a Kriegsmedaille - medalha de guerra, Herta transferiu-se para Hohenlychen, para dirigir nesta clínica, como assistente cirúrgica do Dr. Karl Goebhardt (que tinha conhecido no campo de concentração), no setor de atendimento a crianças.

Herta foi a única réu do sexo feminino no Julgamento dos Médicos de Nuremberg, onde foi condenada a 20 anos de prisão.
Julgamento dos Médicos de Nurembeg de Herta Oberheuser
Foi libertada em abril de 1952 por bom comportamento e tornou-se médica da família, em Stocksee na Alemanha.

Perdeu a sua profissão quando uma sobrevivente a reconheceu, em 1956, e assim perdeu a licença para praticar medicina em 1958.

Faleceu a 24 de janeiro de 1978, em Linz am Rhein, na Alemanha Ocidental.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário