sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Hitler a assistir à prova de atletismo do atleta Jesse Owens - Jogos Olímpicos de 1936

Hitler a assistir à prova de atletismo do atleta Jesse Owens,  Jogos Olímpicos de 1936 
Os Jogos Olímpicos tornaram-se numa ara de propaganda, o evento foi cuidadosamente organizado como um meio de mostrar ao mundo as maravilhas da Alemanha.

Os Jogos foram utilizados por Hitler para através da competição desportiva mostrar a supremacia da raça ariana sobre as outras.

No entanto, foi um negro que se tornou no maior nome dos Jogos de 1936.

Jesse Owens (1913-1980) foi um atleta e líder civil norte-americano. Era o mais novo de dez filhos de uma família afro-americana.

Tornou-se mundialmente conhecido ao participar nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim, na Alemanha, onde ganhou quatro medalhas de ouro.

O presidente do Comité Olímpico Internacional disse a Hitler, na qualidade de convidado de honra, deveria cumprimentar todos os atletas vencedores. Como não podia estar presente em todos os momentos em que os campeões era distinguidos, Hitler optou então por não descer mais da tribuna de Honra.

Logo correu o rumor que Hitler, enfurecido com o triunfo de um afro-americano, teria-se recusado a cumprimentar Owens após as suas vitórias. No entanto, a imprensa que esteve no evento relatou que o líder nazi deixou de felicitar os vencedores das provas, incluindo Owens, após os incidentes ocorridos em celebrações anteriores, devido ao assédio dos fotógrafos, jornalistas e fãs, que acabavam por atrasar as provas.

Hitler terá acenado ao atleta, nas palavras do próprio Jesse Owens: "Quando eu passei, o chanceler ergueu-se, e acenou com a mão para mim, eu respondi ao aceno".

A maior conquista de Jesse foi não se opor ao regime nazi, mas abalar a noção racista da nação americana do século XX, como ele mesmo deixou bem claro na sua biografia.

Segundo Jesse o que mais o magoou não foram as atitudes de Hitler, mas o facto do presidente norte-americano Franklin Roosevelt não lhe ter mandado sequer um telegrama para felicitar das suas conquistas olímpicas.

Owens faleceu a 31 de março, aos 66 anos com cancro de pulmão.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário