Uniforme de Francisco Ferdinando, quando foi assassinado Fonte: Aventuras na História |
O Arquiduque Francisco Ferdinando estava tranquilamente a andar de carro pela cidade de Sarajevo, capital da então província austro-húngara da Bósnia, com a sua mulher, quando uma granada foi atirada para o carro do casal que escapou por pouco, detonando logo após o carro que vinha atrás deles.
Arquiduquesa Sofia e o Arquiduque Francisco Ferdinando Fonte: Literatura é Bom pra Vista - WordPress.com |
Surpreso e assustado pelo ataque do grupo revolucionário Mão Negra, Ferdinando ao chegar a casa do governador para onde se estava a dirigir começou a reclamar. No caminho, questionou às autoridades locais se era daquela forma que todos os visitantes eram recebidos.
Ao sairem do palácio onde estavam, o motorista que os levava perdeu-se na cidade e, numa parte do trajeto, precisou fazer inversão de marcha. Nesse momento, um homem chamado Gravrilo Princip, que estava num café do outro lado da rua, aproximou-se e atirou com a sua pistola, duas vezes, uma em Sofia, esposa do Arquiduque e a outra atingindo o pescoço de Francisco.
A morte do Arquiduque marcou o estopim da Primeira Guerra Mundial, com a declaração de guerra entre o Império Austro-Húngaro à Sérvia, país de origem dos terroristas Mãos Negras.
105 anos depois, o Museu Militar Austríaco tem o maior acervo dos itens envolvendo este fatídico dia de 28 de junho de 1914. Entre eles, está o carro aberto em que o casal andava pelas ruas, a sua farda ainda ensanguentada e a camisa branca que usava no dia do atentado.
A farda azul de Francisco está sempre em exposição no museu, ainda com vestígios de sangue e um corte no peito, provavelmente decorrente de uma tentativa de socorre ao Arquiduque.
Já a camisa é exposta com menos frequência, devido às circunstâncias em que o objeto histórico se encontra. A sua fragilidade faz com que a camisa agora castanha, que já foi branca, fique exposta poucos dias, num ambiente com pouca luz.
Fonte: Aventuras na História
Sem comentários:
Enviar um comentário