![]() |
Retrato oficial de coroação de Isabel II e o Duque de Edimburgo, seu marido Fonte: Wikipédia |
Isabel II nasceu em Londres a 21 de abril de 1926, filha do que viria a ser o Rei Jorge VI do Reino Unido e de Isabel Bowes-Lyon.
![]() |
Pais de Isabel II: Jorge VI e Isabel Bowes-Lyon Fonte: Wikipédia |
Casou-se com o Príncipe Filipe da Grécia e Dinamarca, na Abadia de Westminster a 20 de novembro de 1947.
![]() |
Casamento de Isabel e Filipe, em 1947 Fonte: Aventuras na História - Uol |
Ao longo do ano de 1951 a saúde do seu pai foi piorando e Isabel representou-o em vários eventos públicos.
No início de 1952, Isabel e Filipe foram em viagem pela Austrália e Nova Zelândia, durante o caminho pararam no Quénia. A 6 de fevereiro, quando o casal voltara para a sua casa queniana depois de passaram a noite no Treetops Hotel, receberam a notícia da morte do Rei.
O seu secretário particular, Martin Charteris, perguntou a Isabel que nome régio ela gostaria de usar, ao que a nova Rainha respondeu: "O meu próprio, é claro. Qual outro?"
A Coroação aconteceu a 2 de junho de 1953 e marcou o início do reinado de Isabel II como Rainha do Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, União da África do Sul, Paquistão, Sri Lanka e das outras nações da Commonwealth.
Isabel tinha 25 anos de idade quando assumiu o trono britânico, logo após a morte do seu pai a 6 de fevereiro de 1952, e foi proclamada Rainha pelos seus vários conselhos privados e executivos pouco após a cerimónia.
![]() |
Cerimónia de Coroação de Isabel II Fonte: Aventuras na História - Uol |
A coroação ocorreu pouco mais de um ano após a ascensão de Isabel II devido à tradição de guardar o luto pela morte do monarca anterior.
Na Abadia de Westminster, Isabel jurou garantir o cumprimento da lei e governar a Igreja de Inglaterra, entre outros compromissos para com o trono britânico.
![]() |
Coroação da Rainha Isabel II do Reino Unido Fonte: O Leme |
A cerimónia que foi planeada com um ano de antecedência e causou alvoroço porque foi a primeira coroação da história a ser transmitida pela televisão.
A Rainha e o Duque de Edimburgo, seu marido, foram levados do Palácio de Buckingham até à Abadia de Westminster na carruagem de ouro, a Gold State Coach, puxada por oito cavalos cinzentos chamados Cunningham, Tovey, Noah, Tedder, Eisenhower, Snow White, Tipperary e McCreery.
Isabel descreveu este trajeto como "horrível". "Definitivamente (aquela carruagem) não para viajar. Não é muito confortável".
A cerimónia que começou às 11h15, estava dividida em seis partes: reconhecimento, juramento, unção, investidura, entronização e homenagem. Ao todo, foram cerca de três horas.
Um total de 8.251 convidados estiveram presentes. 129 países e territórios estiveram oficialmente representados na cerimónia de coroação.
Para a Coroação, Isabel escolheu cuidadosamente a sua roupa: um vestido desenhado por Norman Hartnell, que também desenhou o seu vestido de noiva, o da coroação é um vestido de cetim branco com os emblemas do Reino Unido e da Commonwealth bordados a fio de ouro e prata. O vestido foi usado seis vezes por Isabel II após o dia da coroação.
![]() |
Vestido da Coroação de Isabel II do Reino Unido Fonte: Veja |
Para acompanhar o vestido com decote e bordados, usou um par de sandálias douradas da grife francesa Roger Vivier. O modelo tinha um salto quadrado com rubis incrustados e uma flor de lírio no peito do pé, um emblema que decora a Coroa de Santo Eduardo e a Coroa Imperial do Estado.
![]() |
Calçado da Coroação de Isabel II do Reino Unido Fonte: Vix.com |
O anel da coroação foi colocado no 4º dedo da mão direita da Rainha. Esta jóia é usada desde 1831, com exceção da Rainha Victoria, que tinha os dedos demasiado finos.
A Rainha Isabel II usou pelo menos duas coroas neste dia. No caminho para Westminster, usou a "Diadema de Diamante", e no momento da coroação foi usada a coroa de Santo Eduardo, feita de ouro maciço e que, segundo o site oficial da Casa Real, pesa mais de 2kg.
Curiosidades:
- Isabel subindo ao trono a 6 de fevereiro de 1952, com a morte do seu pai, foi a primeira pessoa em mais de 200 anos a suceder ao trono fora do país, uma vez que se encontrava no Quénia.
- A Rainha Maria, avó de Isabel, foi a primeira Rainha a ver uma neta a subir ao trono. Com 81 anos, acabou por falecer antes da cerimónia de coroação.
- O Príncipe Carlos foi o primeiro a testemunhar a coroação de uma mãe como Rainha.
- A cerimónia foi a primeira a ser transmitida na televisão e um marco na história da transmissão televisiva, com 27 milhões de pessoas a verem a emissão no Reino Unido, sem contar com os muitos milhões que assistiram à cerimónia no resto do mundo.
- Mais de dois mil jornalistas e 500 fotógrafos de 92 países estiveram presentes. Entre eles, esteve Jacqueline Bouvier, que viria a ser Primeira-Dama dos EUA, como Jacquie Kennedy, que se encontrava a trabalhar pelo Washington Times-Herald.
Fonte: Wikipédia | Vix | Caras