Emmeline Pankhurst a ser presa durante uma manifestação Fonte: Wikipédia |
Na imagem: Emmeline Pankhurst, líder sufragista inglesa ao ser presa durante uma manifestação pelo direito ao voto das mulheres, em Londres, em 1914.
Emmeline nasceu em Manchester, na Inglaterra, a 15 de julho de 1858.
Emmeline Pankhurst Fonte: PillolediStoria.it |
Foi uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo, o seu nome é mais do que qualquer outro, associado à luta pelo direito de voto para mulheres de classe média alta, no período antes da Primeira Guerra Mundial.
Em 1879 casou-se com Richard Pankhurst, um advogado, que era um apoiante do movimento das sufragistas e que tinha sido o autor da legislação Lei da Propriedade da Mulher Casada, de 1870 e 1882.
Emmeline fundou a Luga do Franchise das mulheres. A campanha não seria interrompida pela morte do seu marido em 1898. Em 1903 fundou um movimento militante cujos membros incluíram a famosa Annie Kenney, a "mártir" do sufragismo, Emily Davison e a compositora Dame Ethel Smyth.
As táticas de Emmeline para atrair a atenção ao movimento tiveram como resultado a sua prisão várias vezes, mas por causa do seu elevado perfil, não passou as mesmas privações como outras colegas sufragistas.
Morreu em 1928, tendo atingido o maior dos seus objetivos: o direito ao voto para as mulheres no Reino Unido.
Em 1999, foi considerada pela revista "Times" uma das 100 pessoas mais influentes do séc. XX, afirmando: "Emmeline moldou a ideia da mulher do nosso tempo e criou um novo padrão para a sociedade para o qual não havia retorno".
Fonte: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário