Mais uma vez farei um post com várias imagens:
Explosão espacial em 1986 |
A 28 de janeiro de 1986 deu-se uma explosão espacial que abalou o mundo.
Tinha acabado de deslocar, foram precisos apenas 73 segundos de voo para que ocorresse uma explosão - eram cerca das 11 horas e 38 minutos da manhã.
Foi o fracasso mais emblemático do programa espacial americano. Foi a primeira catástrofe acompanhada em direto na televisão.
Cima: Ellison Onizuka, Christa McAuliffe, Gregory Jarvis e Judith Resnik Abaixo: Michael Smith, Francis Scobee e Ronald McNair |
Este era um voo especial, era a primeira vez que um civil iria ao espaço, seria Christ McAuliffe, uma professora de New Hampshire de 37 anos.
Os sete tripulantes, incluindo Christa morreram em frente às câmaras.
June Scobee Rodgers, viúva de um dos tripulantes, Dick Scobee, pediu para que houvesse a "ousadia de olhar para o futuro", não só para viagens espaciais, mas também em relação ao espaço e ao estudo de ciências.
A causa do acidente deve ter sido a segurança rudimentar. Um dos anéis de vedação no tanque externo de combustível sólido da nave rompeu-se após o lançamento, causando um incêndio e consequentemente uma explosão.
O compartimento onde se encontrava a tripulação continuou a subir mais de cinco quilómetros antes da queda. A queda livre durou mais de dois minutos.
Investigações posteriores mostraram que provavelmente a tripulação ainda estava viva durante este tempo, o impacto com a água - oceano Atlântico - é que se tornou fatal.
Não haviam paraquedas nem nenhum sistema de ejeção.
Central de Controlo após o anúncio de que "o lançamento não aconteceu conforme planeado". Imagem: NASA |
Após o acidente, uma comissão de investigação ligada à Casa Branca chegou à conclusão que as causas do acidente foi a falha na inspeção dos equipamentos, aliada à pressão para que o lançamento acontecesse dentro do cronograma previsto pela agência espacial.
Arnold D. Aldrich, que foi apontando como diretor do programa espacial logo após a explosão, diz que este acidente levou a que a NASA fizesse várias mudanças.
"O acidente da Challenger mudou o curso da história e da natureza tanto do programa espacial nacional, quanto do internacional, mesmo enquanto estes evoluem no século XXI. O impacto total da decisão de lançar a Challenger ainda é desconhecido" diz Aldrich.
"O acidente da Challenger mudou o curso da história e da natureza tanto do programa espacial nacional, quanto do internacional, mesmo enquanto estes evoluem no século XXI. O impacto total da decisão de lançar a Challenger ainda é desconhecido" diz Aldrich.
Sem comentários:
Enviar um comentário