Construção do Muro de Berlim em 1961 |
O Muro de Berlim foi uma barreira construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental socialista) durante a Guerra Fria, que circundava toda a cidade de Berlim Ocidental (capitalista).
Além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois lados, num dos lados tínhamos a República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos EUA e por outro lado tínhamos a República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas sob regime soviético.
Nas primeiras horas do dia 13 de agosto de 1961, um grupo de militares já tinham adiantado a tarefa de cercar os portões de Brandenburgo com arame farpado.
Alguns dias depois, os oficiais da RDA, acompanhados por outros militares armados, descarregaram sacos de areia, cimento e tijolos. Assim nascia o Muro de Berlim.
Inicialmente, o arame farpado foi substituído por um muro que media apenas um metro de altura. Aos poucos, cercas, guaritas, sensores de movimento, minas terrestres e cães de guarda rondavam o lugar que simbolizaria o centro da ordem bipolar.
Dois dias após as primeiras obras, um oficial oriental chamado Conrad Schumann pulou o emaranhado de farpas para ser acolhido por um veículo militar da parte ocidental. Em alguns pontos onde antigos prédios serviam de extensão do muro, os civis atravessavam cómodos e janelas para fugirem para o lado capitalista.
Sem comentários:
Enviar um comentário