Pablo Picasso a pintar a Guernica |
Este quadro é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do cubismo.
É uma pintura a óleo sobre tela de grandes dimensões, com 7,76 metros de comprimento e 3,49 metros de altura. Atualmente, encontra-se exposta no Museu Rainha Sofia em Madrid.
Esta obra revela os efeitos da guerra sobre a população.
Pablo inspirou-se no bombardeamento da cidade Guernica no dia 26 de abril de 1937. Neste dia, aviões alemães da Legião Condor destruíram quase por completo a cidade espanhola.
Guernica é uma cidade da província da Biscaia, localizada na comunidade autónoma do País Basco.
O quadro também tem um significado político e funciona como uma crítica à devastação causada pelas forças Nazis aliadas com o ditador espanhol Franco.
Outra possível interpretação indica que o quadro funciona como um símbolo de paz ou anti-guerra.
O quadro demorou cerca de um mês a ser terminada, após o fim da obra, o quadro fez uma digressão pelo mundo, tendo ficado globalmente reconhecido e atraindo a atenção do resto do mundo para a Guerra Civil Espanhola.
Algumas curiosidades populares:
- Conta-se que, em 1940, com Paris ocupada pelos nazis, um oficial alemão, perante uma fotografia do quadro, perguntou a Picasso se tinha sido ele a fazer "aquilo". O pintor, então, teria respondido: "Não, foram vocês!";
- Na parte central (inferior direito) do quadro, a pelagem do cavalo mutilado é retratada com pequenos traços verticais. Picasso teria começado a fazê-las, mas quem as terminou teria sido a sua esposa, pois o artista teria dito que davam muito trabalho;
- O quadro, foi levado para Nova Iorque durante a Segunda Guerra Mundial, e recebeu do pintor a ordem de que apenas quando a Espanha fosse um país democrático poderia ser levado para lá. Ficou sob a guarda do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Sem comentários:
Enviar um comentário