sábado, 26 de março de 2016

Tréguas de Natal

Tropas Alemãs e Britânicas jogaram à bola no Natal de 1914 - Primeira Guerra Mundial

O momento que ficou conhecido como a "Trégua de Natal na Primeira Guerra" aconteceu como o próprio nome indica no Natal do ano de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial.

Neste dia, milhares de soldados alemães e ingleses deixaram as trincheiras e fizeram uma trégua, onde durante seis dias, enterraram os seus mortos, trocaram presentes e até jogaram à bola (na imagem).

Esta trégua é vista como um momento simbólico de paz e de humanidade no meio de um dos acontecimentos mais violentos da história moderna.

Mas esta trégua não aconteceu em pleno, em algumas frentes de combate a luta continuou, enquanto noutras foi feito apenas o trabalho de recolher os corpos.

Após o evento, os soldados estavam ansiosos para partilhar o que tinha acontecido com os seus entes queridos.Henry Williamson, na época um cabo de 19 anos da London Rifle Brigade que sobreviveu à guerra para se tornar um escritor, enviou uma carta para a mãe: "Na minha boca está um cachimbo presenteado pelo princesa Maria. No cachimbo tem tabaco alemão. Ha ha, você diz, é de um prisioneiro alemão ou foi encontrado numa trincheira. Ah, não! Veio de um soldado alemão. Sim, um soldado alemão vivo na sua própria trincheira. Maravilhoso, não é?" 

Existe um memorial da Trégua de Natal que fora inaugurado em Frelinghiem, na França, a 11 de novembro de 2008. No local onde no dia de Natal de 1914 os militares saíram das suas trincheiras para jogar futebol, homens do 1.º Batalhão dos Royal Welch Fusiliers jogaram uma partida de futebol com o Batalhão Alemão 371. Os alemães terão vencido por 2-1.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário