Anne Frank |
Anne Frank nasceu a 12 de junho de 1929. Ficou conhecida já após a sua morte graças aos documentos que ela mesma relata sobre as suas experiências enquanto vivia num esconderijo, ao longo da ocupação alemã nos Países Baixos, durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1933, com a ascensão dos nazis ao poder alemão, começaram as manifestações antissemitas, o que fez com que a família de Anne, entre outras, temessem o que lhes poderia acontecer. Então, no ano seguinte mudaram-se para Amesterdão, onde conseguiram viver normalmente durante seis anos.
Os Países Baixos são invadidos em 1940 pelos nazis e a população judaica começa a ser perseguida e proibida de frequentar vários locais.
Dois anos depois a família decide-se esconder numa divisão secreta de um edifício comercial, dividindo-o com mais quatro pessoas.
Perto do fim da guerra, o grupo foi denunciado misteriosamente e transportados para campos de concentração.
Anne e a sua irmã, Margot Frank, foram levadas para o campo de Bergen-Belsen, onde morreram, provavelmente de tifo epidémico. Não se sabe o dia certo, mas terá sido um dia de fevereiro de 1945.
O único sobrevivente foi o pai de Anne, Otto Frank, que voltou a Amesterdão e descobriu o diário de Anne, que tinha sido guardado por Miep Gies, a mesma que os ajudou enquanto estavam escondidos.
Após muito esforço, Otto conseguiu publicar o diário e, desde então, é um dos livros mais traduzidos do mundo.
Anne tem um museu, a "Casa de Anne Frank", inaugurado a 3 de maio de 1960, e em 2013 e 2014 atraiu mais de 1,2 milhões de visitantes.
Anne foi ainda considerada pela revista Time um ícone do último século.
Sem comentários:
Enviar um comentário