domingo, 10 de abril de 2016

De Atriz a Espiã

Mata Hari
De nome Margaretha Gertruida Zelle ficou conhecida como Mata Hari.

Foi uma bailarina exótica dos Países Baixos, nascida em Leeuwarden a 7 de agosto de 1876.

No início do século XX, depois de uma tentativa fracassada de se tornar professora, de um casamento também ele fracassado com Rudolf John MacLeod e de ter dois filhos, mudou-se para Paris.

O seu pseudónimo - Mata Hari - significa sol em malaio e indonésio.

Teve vários relacionamentos amorosos com militares e políticos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Mata terá dormido com vários oficiais, tanto franceses quanto alemães e se tornou um peão do conflito mundial.

Terá sido acusada de espionagem e foi condenada à morte por fuzilamento, durante a Primeira Guerra Mundial.

Em 1917 foi a julgamento na França acusada de ser agente dupla, para a Alemanha e França. Foi considerada culpada e no dia 15 de outubro desse mesmo ano é fuzilada, em Vincennes.

Existem vários rumores em torno da sua execução. Um dos mais fantasiosos diz que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não se deixarem levar pelo seu charme.

Outra história conta que Mata deu um beijo aos seus executores antes que começassem a disparar. Outra versão conta que não deu apenas um beijo mas abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário