Atentado contra Ronald Reagan - 1981 |
A tentativa de assassinato do então presidente dos EUA, Ronald Reagan, aconteceu a 30 de março de 1981, 69 dias após ter assumido a presidência.
Enquanto deixava um compromisso público no Washington Hilton Hotel, em Washington, D.C., o presidente e três outros foram baleados e feridos por John Hinckley, Jr.
O presidente sofreu uma perfuração no pulmão, mas o atendimento médico rápido permitiu que ele recuperasse rapidamente apesar dos seus 70 anos de idade.
Reagan foi o primeiro presidente em serviço dos EUA que foi baleado e sobreviveu à tentativa de assassinato.
O motivo do ataque foi a obsessão doentia pela atriz Jodie Foster devido a erotomania (convição de que outra pessoa está secretamente apaixonada por ela). Enquanto morava em Hollywood no final da década de 1970, assistiu ao filme Taxi Driver pelo menos umas 15 vezes, ao que parece houve uma forte identificação com a personagem principal, Tavis Bickle.
A trama mostra os esforços de Bickle para proteger uma prostituta de 12 anos interpretada por Foster, quase no fim do filme. Bickle tenta assassinar um Senador americano que é candidato a presidente.
A seguir ao atentado, os planos de Reagan para o mês seguinte e outros compromissos foram cancelados.
A 21 de junho de 1982, Hinckley foi declarado inocente por motivos de insanidade. Os relatórios psiquiátricos apresentados pela defesa declararam que Hinckley sofria de insanidade ao passo que os relatórios de acusação declararam o atirador legalmente são. Hinckley foi internado no St. Elizabeths Hospital, em Washington, D.C., onde ainda continua mantido. Após o seu julgamento, ele escreveu que o atentado foi a "maior prova de amor de todos os tempos" e não mostrou qualquer arrependimento.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário