terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Carnaval no Rio de Janeiro


Carnaval do Rio de Janeiro - Década de 60

O Carnaval no Rio de Janeiro é uma das festas populares mais conhecidas em todo o mundo.

O Carnaval chegou ao Brasil no séc. XVII, levado pelos portugueses com o nome de Entrudo. Deu-se este nome graças aos grandes bonecos presentes no Carnaval de Portugal.

Ao chegar ao Rio de Janeiro, o Carnaval foi dividido em Entrudo Familiar e Entrudo Popular. No Entrudo Familiar eram realizadas festas em casa, nelas os jovens lançavam limão uns aos outros, o que mais tarde deu origem aos lança perfumes.

O Entrudo Popular era o Carnaval de rua no Rio de Janeiro, as brincadeiras que eram feitas tinham como principal característica os banhos com água suja, que era misturada com vários tipos de líquidos, entre eles a urina.

As famosas Escolas de Samba surgiram na década de 30, e passaram a ganhar cada vez mais destaque em detrimento do desfile dos Ranchos.

Os Ranchos Carnavalescos eram associações que desfilavam pelas ruas ou faziam cortejo de carnaval de forma organizada, acredita-se que as principais influências vieram de costumes da cultura africana, como Congos e Cucumbis.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário