segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O Rosto que se tornou Ícone da SIDA

A morte de David Kirby rodeado pela sua família

A imagem que retrata a morte de David Kirby, um homem de 32 anos é da autoria de Therese Frare, esta imagem tornou-se viral, tocando nos corações de muitos.

A imagem é de 1990, retrata o sofrimento de um doente portador de SIDA e da sua família.

Desde a sua divulgação, a fotografia significou: "um ponto de reflexão na perceção da SIDA na sociedade da época, deixando a ideia de que a SIDA era apenas uma doença de homossexuais e de toxicodependentes, mas sim uma doença trágica sem piedade".

David foi um homem do Ohio (EUA), assumido homossexual e ativista da década de 80, vivia na Califórnia longe da sua família. Quando soube que estava doente com SIDA decidiu voltar a casa para morrer junto da sua família.

"David era um ativista e ele queria que o mundo soubesse que a SIDA era algo devastador para uma família, para toda a comunidade. Honestamente, eu acho que ele sabia o quão importante as suas imagens se tornariam" disse Therese Frare

David faleceu em abril de 1990.

A SIDA é uma das epidemias mais destrutivas da nossa história. Apesar de que atualmente o tratamento tenha melhorado, continua a custar muitas vidas em vários locais do mundo.

Em 2014 estima-se que 37 milhões de pessoas estejam infetadas e apenas metade receba tratamento. 70% dos infetados encontram-se na África Subsariana, com um total de 24,7 milhões de pessoas. 


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário