terça-feira, 14 de novembro de 2017

Greta Garbo

Greta Garbo
O seu verdadeiro nome era Greta Lovisa Gustafsson, nascida em Estocolmo, capital da Suécia em 18 de setembro de 1905. Era a mais nova dos três filhos de Anna Lovisa Johansson e Karl Alfred Gustafsson.
Greta com a mãe, Anna, numa viagem a Nova Iorque em 1939
Era tratada como "Katha" (pronunciando-se Kêta) pela família e amigos na sua infância e adolescência, porque era assim que ela própria pronunciava o seu nome.

Após a morte do seu pai, em 1920, Greta decidiu ou por influência da mãe, deixar a escola. Com apenas 14 anos de idade, entrou no mercado de trabalho. O seu primeiro trabalho era o de colocar o creme de barbear numa barbearia, ganhava 4 coroas por semana, o equivalente a um dólar, mais as gorjetas.

No mundo do cinema os seus primeiros trabalhos foram publicitários para lojas de Estocolmo.

Durante 1922-1924 estudou arte dramática na Academia Real de Teatro Dramático, foi quando foi descoberta pelo diretor finlandês Mauritz Stiller que a partir daí passou a desempenhar a função de segundo pai para Greta.
Mauritz Stiller
Desta parceria, entre Greta e Mauritz apenas surgiu um filme: "A Lenda de Gösta Berling" em 1924. Mauritz levou-a para a Alemanha, lá Greta chamou a atenção do expressionista alemão Georg Wilhelm Pabst, que a convidou para participar no seu próximo filme, que seria: "A Rua das Lágrimas" em 1925.
Filme: "Rua das Lágrimas" de Wilhelm Pabst, 1925
O poderoso magnata do cinema que comandava a MGM na altura, Louis B. Mayer ficou encantado com o desempenho de Greta no filme "A Lenda de Gösta Berling" e ofereceu-lhe e a Mauritz, um contrato para irem trabalhar para Hollywood.
Louis B. Mayer
Foi por volta de 1924 que passou a chamar-se Greta Garbo, existem várias versões para a mudança de nome. Em 1925, Greta e Mauritz foram juntos para Hollywood. No entanto, Greta não alcançou o sucesso imediato, uma das suas maiores dificuldades foi a língua, tinha poucos conhecimentos de inglês e tinha um forte sotaque sueco, o que a tornava alvo de piadas por parte dos colegas.

Outro motivo para não ter sucesso imediato foi a sua aparência, ninguém queria saber da oportunidade dada para "uma gorduchinha sueca sem retoque", com uma sombra de queixo duplo, cabelos crespos e quase dentuça".

O produtor cinematográfico, Irving Thalberg ordenou-lhe uma dieta rígida para acabar com a gordura de final de adolescência e mais tarde providenciou a correção do dente direito, que era claramente protuberante em relação ao esquerdo.
Irving Thalberg
Em 1927, dois anos depois, Greta tinha os seus dentes perfeitamente alinhados, já não tinha excesso de peso, escureceu em torno dos seus olhos para dar profundidade e alisou os cabelos. A estes melhoramentos estéticos, seguiram-se os valiosos conselhos e o exemplo profissional de Lilian Gish, também atriz.

Greta conheceu o fotógrafo Arnold Genthe e juntos fizeram uma memorável sessão fotográfica, publicada meses depois, na Vanity Fair de novembro de 1925. Arnold insistiu para que Greta mostrasse as fotos à MGM, e estas despertaram um grande interesse pela sensualidade de Greta e as coisas mudaram subitamente.
Arnold Genthe
A MGM mandou dinheiro e instruções a Stiller para ir imediatamente para o oeste, concordando com o salário de 400 dólares semanais para Greta, desde que esta assinasse um novo contrato dizendo que tinha a permissão da mãe para trabalhar.
Greta Garbo em julho de 1925 - Foto de Arnold Genthe
O seu primeiro filme americano foi: "Os Proscritos" de 1926. Greta hipnotizou tanto o público, quanto os críticos e os executivos da MGM, pelo seu desempenho. Desde aí, o estúdio apostou alto no futuro de Greta.

A maneira completamente diferente como utilizava o seu corpo nas suas interpretações foi o que cativou o público norte-americano, Greta fazia filmes mudos, e requeria muito menos legendas para expor as suas emoções do que qualquer outro ator do cinema mudo.

Tornou-se tão importante, que em 1932, com a renovação do seu contrato com a MGM, que lhe dava o direito de determinar praticamente toda a programação, aprovar o protagonista dentro de quatro nomes de atores e dois de diretores propostos pelo estúdio. Apesar disso, Greta raramente usou este poder ao longo da sua carreira.

Um dos seus maiores sucessos foi no filme: "Grande Hotel" de 1932, no qual fala a famosa frase que a marcou para o resto da vida: "I want to be alone". Considerado o primeiro filme all-star da história, por juntar tantas estrelas num mesmo filme. Temia-se que o dinheiro gasto com os altos salários nunca seria recuperado nas bilheteiras, mas o filme teve um sucesso extremo, tendo ganho o Oscar de Melhor Filme em 1932.
Filme "Grande Hotel" de 1932
Greta Garbo foi tendo boas críticas e indicações para o Oscar de Melhor Atriz com grandes sucessos, como: "A Dama das Camélias" de 1936 e "Ninotchka" de 1939, no entanto nunca ganhou a estatueta da Academia. Ganhou apenas um prémio honorário quando já tinha abandonado o cinema.
Filme "A Dama das Camélias" de 1936 (esquerda) e Filme "Ninotchka" de 1939 (direita)
Greta saiu do cinema, repentinamente, aos 36 anos de idade, depois de filmar: "Duas Vezes Meu", em 1941, de George Cukor. Muitos críticos alegam que Greta permitiu a Cukor destruí-la nesse filme com a tentativa frustrada de mudar a fórmula da atriz, este filme foi um fracasso das bilheteiras. Cukor defendeu-se, declarando que: "as pessoas dizem que o fracasso de 'Duas Vezes Meu' acabou com a carreira de Greta. É uma simplificação grosseira. Com certeza abalou, mas o que realmente aconteceu foi que Greta desistiu, não quis continuar".
Greta Garbo no filme "Duas Vezes Meu" de 1941
Fortemente abalada pelas duras críticas negativas ao filme "Duas Vezes Meu" e desiludida com o mundo devido à Segunda Guerra Mundial, Greta resolveu dar um tempo na sua carreira cinematográfica.

Ao longo da década de 1940 e 50, inúmeras foram as propostas para Greta voltar às telas. Algumas foram rejeitadas pela própria Greta, outras foram barradas pelos grandes estúdios, que diziam que Greta já estava velha e ultrapassada e que já não dava bilheteira.

No início de 1940, a Associação dos Exibidores Independentes da América divulgou uma lista de grandes nomes do cinema que, nos últimos anos, se tinham tornado "veneno de bilheteira", nesta lista estavam nomes como Marlene Dietrich, Mae West e Greta Garbo, entre outros.

No fim de 1943, sem perspetivas de um final para a guerra ou para a indecisão de Greta, ela mesmo resolveu terminar com a situação embaraçosa para si própria e para a MGM, rompendo o contrato e assim o estúdio deixou de ter que lhe pagar os 250 mil dólares a que tinha direito.

Apesar de todas as frustrações, Greta tinha razões para gostar da interrupção da sua carreira no cinema devido à guerra e, passando mais tempo em Nova Iorque, pôde aprender mais sobre arte e montar uma coleção. Não cultivava a amizade de grandes artistas, mas foi a partir de então que Greta passou a dedicar-se a colecionar obras de arte, viajando pelo mundo inteiro.

A pintura foi uma das paixões que cultivou, juntamente com a poesia, a jardinagem e os exercícios diários rigorosos, que incluíam longas caminhadas.

Greta tentou voltar às telas, entre muitos projetos, o de maior destaque é: "A Duquesa de Langeais", de 1949, baseado no romance homónimo de Honoré de Balzak. Este foi o último papel que Greta realmente se interessou em fazer, mas que só não saiu do papel por causa de um colapso de última hora e pela falta de recursos.

A 9 de fevereiro de 1951, Greta compareceu no Bureau de Imigração e Naturalização de Nova Iorque, onde fez o juramento de lealdade para se tornar uma cidadã americana.
Greta Garbo em 1950, assinando os documentos para obter a cidadania americana
Apesar das investidas de vários homens, com destaque para o ator John Gilbert e para Cecil Beaton, Greta nunca se casou nem nunca teve filhos. O seu temperamento proibia maridos ou amantes-residentes, e com a vida dos seus pais e outros modelos negativos de casamento, Greta preferia não se comprometer seriamente com ninguém.
John Gilbert (esquerda) e Cecil Beaton (direita)
Diversas fontes afirmam que, naquela época de métodos contracetivos tão primitivos, Greta e muitas outras atrizes fizeram abortos com o médico discretamente contratado pela MGM para essa finalidade.

Greta era bissexual, embora com o passar dos anos tenha gradualmente se tornado assexual, uma vez ao sair de uma sex shop em Paris, terá dito "Ah, essa coisa de sexo... ainda bem que essa parte da minha vida acabou".

Discreta manteve relações afetivas, não necessariamente sexuais, com vários homens e mulheres, entres eles a sua grande amiga Mercedes de Acosta, a atriz Salka Viertel, o maestro Leopold Stokowski, atores George Brent e Noël Coward, além das atrizes Lilyan Tashman e Fifi D'Orsay.
Coluna da esquerda: Mercedes de Acosta (acima), Salka Viertel (centro) e Leopold Stokowski (abaixo)
Coluna central: Gerorge Brent
Coluna da direita: Noël Coward (acima), Lilyan Tashman (centro) e Fifi D'Orsay (abaixo)
Os 50 anos seguintes da sua vida, viveu no seu apartamento de sete quartos na East Side, rua 52, n.º450, em Nova Iorque, evitando a todo o custo qualquer tipo de contacto com a imprensa.
Estrela de Greta Garbo no Passeio da Fama de Hollywood - EUA
À medida que os anos avançavam, Greta ia ficando cada vez mais frágil. O seu último sucesso na eterna luta por privacidade foi a de manter a imprensa no escuro acerca das suas doenças, inclusivo de que tinha feito uma mastectomia em 1984 e de que tinha sofrido um ataque cardíaco, em 1988, na Suíça.

Em junho de 1989, a sua sobrinha, Gray Reisfield, contratou um serviço de limousine de Nova Iorque para levá-la para fazer diálise no Rogosin Institute do Hospital de Nova Iorque três vezes por semana, durante seis horas. Por vezes, Greta ficava aos cuidados da sua amiga Jane Gunther.
Greta e a sobrinha Gray Reisfield
Faleceu às 11h30 do dia 15 de abril de 1990, num domingo de Páscoa, no Hospital de Nova Iorque, quatro dias depois de ser internada por causa de uma pneumonia. Cinco dias depois foi cremada. As cinzas foram transferidas para Estocolmo, onde foram depositadas no cemitério Skogskyrkogarden.
Lápide de Greta Garbo no cemitério Skogskyrkogarden, em Estocolmo
A sua herança tinha um falor de 32.042.429,02 dólares, incluindo obras de arte, herdadas pela sua sobrinha Gray Reisfield, filha do seu irmão Sven.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

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