"Retrato de Pierre Gautreau" de John Singer Sargent (1884) |
O quadro apresenta as dimesões de 234 x 109 cm, é uma pintura de óleo sobre tela.
Podemos ver a figura em corpo inteiro de Virginie Amélie Avegno Gautreau, de Loisiana (EUA), mas residente em França, mulher de Pierre Gatreau, um banqueiro parisiense.
Virginie pertencia à alta sociedade francesa, famosa pela sua beleza e de suspeitas de algumas infidelidades.
A pintura foi feita porque o próprio pintor pediu a Virginie e não por encomenda da mesma.
Numa primeira versão do quadro, o pintor mostra uma jovem de porte altivo e aristocrático envergando ostensivamente um belo vestido de cetim preto, de generoso decote e com uma das alças caída sobre o braço, revelando e encobrindo ao mesmo tempo, para gerar um efeito de extrema audácia e sensualidade.
Numa primeira versão do quadro, o pintor mostra uma jovem de porte altivo e aristocrático envergando ostensivamente um belo vestido de cetim preto, de generoso decote e com uma das alças caída sobre o braço, revelando e encobrindo ao mesmo tempo, para gerar um efeito de extrema audácia e sensualidade.
O retrato caracteriza-se pelo propositado jogo de contrastes entre a cor pálida da pele de Virginie com o preto brilhante do vestido e os escuros tons do segundo plano.
Quando foi apresentado no "Salon" em 1884, o quadro causou entre os frequentadores e críticos um indescritível escândalo.
O pintor pretendendo consertar a má impressão causada, recolocou a alça do vestido na posição normal, mas já era tarde. A reação provocada pelo retrato não era mais reversível.
John Singer Sargent foi alvo dos mais diversos comentários, principalmente na imprensa. Com isso, ganhou uma inesperada notoriedade muito negativa à sua reputação e imagem.
Pressionado pela opinião pública, John Sargent chegou a declarar que nunca mais pintaria, que se dedicaria à música e aos negócios.
Mas resolveu abandonar a França e passou a morar em Londres, onde pura e simplesmente retomou a sua bem-sucedida carreira retratista.
O então já famoso retrato ficou por muitos anos no atelier do pintor, que jamais tomou qualquer iniciativa no sentido de o esconder. Por contrário, John Sargent fez questão de colocá-lo, de forma ostensiva, em exposição, à vista de qualquer pessoa que visitasse o local.
Depois da morte de Virginie, o pintor vendeu a pintura ao Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, nos EUA, em 1916, onde se encontra até hoje.
Depois da morte de Virginie, o pintor vendeu a pintura ao Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, nos EUA, em 1916, onde se encontra até hoje.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário