quarta-feira, 8 de agosto de 2018

A Origem de Dez Alimentos

Por vezes pensamos quem foi quem inventou o telemóvel, a televisão, o computador ou qualquer outra coisa que faça parte do nosso dia-a-dia, mas e da comida? Já pensou de onde vem alguns dos alimentos que ingere diariamente?

No post de hoje tentarei decifrar a origem de alguns alimentos.


Pizza
Certamente irá pensar em Itália e está certo, foram mesmo os italianos que criaram esta refeição. Mas existem várias teorias que explicam a chegada da primeira pizza a Itália.

A principal conta que, três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar ao pão cobertura de carne e cebola. Só que o pão deles era parecido ao pão sírio, redondo e espalmado como um disco.

A mistura também foi adotada pelos turcos, que preferiam cobertura à base de carne de carneiro e iogurte fresco.

Durante as cruzadas, no século XI, o pão turco foi levado para o porto italiano de Nápoles. Os napolitanos gostaram e foram aperfeiçoando-o com trigo de boa qualidade para a massa e coberturas variadas, especialmente queijo. Nascia, então a pizza quase como a conhecemos hoje. O tomate só foi introduzido na Itália no séc. XVII, vindo da América, e incorporado como ingrediente tão básico da pizza quanto o queijo.

Massa - Macarrão
O macarrão começou a ser produzido assim que o homem descobriu que conseguia moer os cereais, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada.

As primeiras massas surgiram nas civilização assíria e babilónica, por volta de 2500 a.C. e tratavam-se de misturas cozidas de cereais e água.

Algo mais próximo ao que conhecemos hoje como macarrão surgiu em Jerusalém, no séc. V. Em rituais judaicos, os hebreus comiam uma espécie de farinha cozida em água, conhecida como Itriyah.

Até hoje há controvérsias, mas a versão mais aceite é a de que os árabes tenham sido os criadores da massa, tendo levado o produto à Sicília no séc. IX. Pelo facto de a região ter-se transformado num importante centro comercial da época, os navegadores transportavam o produto para importantes portos do Mediterrâneo, difundido o macarrão por várias regiões.

Posteriormente, chegámos à maior contribuição da história da massa - a italiana. De facto, os italianos inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa, incorporando ao macarrão a farinha de grano duro.

Sushi
Japão? NÃO!! China!
O sushi é um prato de origem chinesa, no entanto foi fortemente difundido no Japão. O sushi é constituído por arroz temperado com vinagre e açúcar, peixes, frutos do mar, vegetais, frutas ou ovo.

Inicialmente, o sushi era apenas um método de conservação do peixe, onde o arroz era cozido e no seu interior eram colocados pedaços de peixe e sal. Assim, o mesmo fermentava por meses e o ácido lático libertado garantia que o peixe fosse conservado por bastante tempo.

Até à época, todo o arroz era descartado, uma vez que o longo processo de armazenamento o tornava impróprio para consumo.

O método chegou ao Japão durante o séc. VII e de facto foi muito difundido pelas terras nipónicas, chegando inclusive a tornar-se num dos símbolos do país.

O sushi como o conhecemos hoje, provavelmente, surgiu durante o séc. XV. Tratava-se de uma variação do tradicional de método de conservação do peixe, diferenciando pelo seu menor tempo de fermentação. Esta mudança veio a permitir o consumo do arroz juntamente com o peixe, algo bem mais próximo ao sushi que conhecemos.

Hambúrguer 
Será que foi nos EUA? Não...
Como conhecemos hoje, o hambúrguer terá surgido em meados do séc. XVIII, no entanto o princípio de moer a carne formando um bolo é bem mais antiga.

Este princípio começou com os tártaros no séc. XII, que colocavam a carne em baixo das selas e cavalgavam com ela por toda a parte, até o bife se tornar numa espécie de pasta.

Os russos descobriram a novidade e adaptaram-na ao seu modo, até que no séc. XV, introduziram o bife tártaro na Alemanha. Foi na Alemanha que o nome hambúrguer surgiu e foi baseado na cidade alemã Hamburgo, onde o alimento é bastante consumido.

Apenas por volta de 1880, o hambúrguer foi levado para os Estados Unidos, onde a sua real evolução aconteceu. Ninguém tem a certeza de como surgiu a sandes de hambúrguer, mas oficialmente, o primeiro hambúrguer dentro de um pão foi apresentado em 1904 durante uma exposição culinária em St. Louis, no Missouri (EUA).

O primeiro restaurante a vender hambúrgueres foi o White Castle, fundado em 1921. Atualmente, a cadeia de restaurantes que mais vende hambúrgueres no mundo é o McDonald's.

Gelado
Terá surgido na China há 4 mil anos, quando uma sobremesa à base de leite e arroz foi congelada na neve. Rapidamente esta invenção ganhou prestígio, mas apenas entre a nobreza, que tinha ao seu dispor o leite, na época o leite era uma mercadoria muito cara, e tinha como conservar a neve até ao verão, usando "câmaras frigoríficas" subterrâneas.

Numa viagem à China, em 1271, o italiano Marco Polo teria encontrado grande variedade de cremes congelados de frutas e trouxe consigo as receitas, que não saíram da Itália até meados do séc. XVI quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (nobre italiana que se tornou Rainha consorte da França), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa.

Em 1670, o siciliano Francisco Procópio abriu em Paris, na França, um café que vendia gelados, a primeira gelataria da história. O sucesso foi tão grande que, seis anos depois, havia mais de 250 fabricantes de gelado na capital francesa.

Arroz
Diversos historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz. Na Índia, uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endémicas, as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar, têm sido referidas como centros de origem dessa espécie.

Antes de qualquer evidência histórica, o arroz foi, provavelmente, o principal alimento e a primeira planta cultivada na Ásia.

As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa, há cerca de 5 mil anos.

Certas diferenças entre as formas de arroz cultivadas na Índia e a sua classificação em grupos, de acordo com ciclo, exigência hídrica e valor nutritivo, foram mencionadas cerca de 1000 a.C.

Cacau - Chocolate
O chocolate é um alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. A árvore do cacau é o cacaueiro, planta típica de clima tropical, que encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, em especial nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, em Ilhéus.

Segundo cientistas, o local de origem do cacau ficava nas florestas da região do rio Amazonas ou na região do Orinoco, na Venezuela.

O Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, Gana e Equador.

Relatos indicam que os primeiros a consumir chocolate regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização Olmeca, habitantes dos atuais México e Guatemala.

Posteriormente, Maias e Aztecas povos da mesma área, desenvolveram o costume de beber chocolate, produto considerado sagrado. As sementes eram torradas e misturadas a iguarias como a pimenta, resultando num sabor diferente do que conhecemos hoje. Nas cerimónias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel.

O chocolate chegou à Europa graças aos conquistadores espanhóis, acabando por espalhar por todo o mundo.

No início, era considerado um alimento especial pelo seu valor nutricional e energético e apenas as mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam em cultos da Igreja Católica.

Com a Revolução Industrial, a invenção de diversas máquinas torna possível a produção em massa, além de fazer com que os produtos ficassem mais baratos. O mesmo aconteceu na indústria do chocolate. Gradualmente, o cacau vai-se popularizando e diversificando-se com a adição de outros alimentos.

Em 1828, o fabricante holandês Conrad van Houtten descobriu um método de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos, e transformá-la em manteiga de cacau.

O hábito de comer chocolate em pedaços tornou-se popular em 1847, quando uma firma inglesa, Fry and Sons, começou a produzir chocolate doce em barras para comer (deixando de ser apenas chocolate em pó para beber), misturando o cacau moído com manteiga de cacau e açúcar.

Na Suíça surge a mistura consagrada de chocolate, leite e açúcar, dando origem ao chocolate como o conhecemos.

Batata
A batata surgiu nos Andes e nas Ilhas Chilenas e foi levada para a Europa no séc. XVI e tornou-se a base da alimentação, além de ser um dos vegetais mais utilizados na América.

A batata tem origem no Peru, onde foi cultivada desde a altura do povo Inca. Devido à sua facilidade de adaptação, o cultivo da batata foi largamente espalhado pelo mundo.

Os maiores produtores de batata no mundo são a Polónia, China, EUA, Alemanha e Índia.

Macarons
Macarons é um doce conhecido pela sua massa de amêndoa e pela sua dificuldade de ficarem perfeitos.

Muitos acreditam que têm origem na França, mas a lenda diz que os macarons tiveram a sua primeira aparição na Itália no séc. XVI, mas eram feitos sem recheio, apenas como bolacha.

Chegou à França em 1533 quando os chefes italianos de Catarina de Médici levaram a receita para o seu casamento com Henrique II da França.

Depois do séc. XVII, os macarons ficaram por conta das Carmelitas que seguiam o ideal que "amêndoas são boas para as jovens que não comem carne".

Durante a Revolução Francesa, os macarons aparecem devido a duas freiras que, depois de perderem o seu convento, passaram a morar com uma família que gentilmente as acolheu. Como forma de agradecimento as freiras desenvolveram a receita dos biscoitos de amêndoas que ao fazerem um enorme sucesso passam a ser conhecidas como Souers Macaron (PT: Irmãs Macaron).

As Irmãs faziam questão de guardar a receita em segredo, portanto ninguém além das duas sabiam, após a morte das Irmãs, muitos tentaram descobrir qual era a fórmula secreta dos biscoitos.

Só no séc. XX, Pierre Desfontaines, desvendou o segredo. E por questões burocráticas de direitos de autor, para conseguir vender o produto, Pierre resolveu mexer um pouco na receita original colocando recheio no meio de dois biscoitos.

Pierre fundou então a famosa pâtisserie parisiense, a Ladurée, e foi nela que o macaron se tornou num fenómeno mundial.

Farinheira

A farinheira é um enchido típico de Portugal.

Foi criado pelos judeus portugueses durante a época da Inquisição, como forma de simularem o consumo de carne de porco, que constitui o recheio da maior parte dos enchidos.

A farinheira é feita com farinha, massa de pimentão, colorau e vinho.

Atualmente, já leva gordura de porco.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário