terça-feira, 14 de agosto de 2018

Religião: Confucionismo

Portugal é um país laico, quer isto dizer que não tem uma religião oficial, o que permite a cada indivíduo escolher a sua religião, se quiser ter uma. No entanto, a maioria dos portugueses são da religião católica (81% - censos de 2011), havendo oficialmente feriados religiosos ao longo do ano.

Eu, apesar de vir de uma família católica, mas que nunca foram muito assíduos o que me levou a questionar algumas coisas e preferir manter-me "afastada" da religião, tentando perceber um pouco de todas as religiões. Por isso, vou fazer uma série de post's sobre as religiões ao redor do mundo, tentando mostrar as características, curiosidades, coisas boas e menos boas de cada religião.

Uma religião é um conjunto de crenças, além de visões do mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e os seus próprios valores morais.


7. Confucionismo


O Confucionismo é um sistema ético, filosófico e religioso chinês, fundado por Confúcio.
Confúcio
Confúcio não é visto como um profeta, Deus ou sacerdote do Confucionismo. É visto como um guia espiritual, um filósofo que orienta a vida dos seus seguidores pelo caminho da harmonia.

Confúcio foi o autor de várias citações que são internacionalmente famosas, como:
- "Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás aborrecimentos".
- "Mil dias não bastam para aprender o bem, mas para o mal, uma hora chega".
- "Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro".
- "Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas".
- "Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?".
- "Ver o bem e não fazê-lo é sinal de cobardia".

O Confucionismo foi a doutrina oficial da China por mais de dois mil anos, até o início do século XX.

Distingue-se das outras correntes religiosas por não ter igrejas, ou organização em forma de Clero.

O princípio básico do Confucionismo é conhecido como junchaio, o ensinamento dos sábios.

O Confucionismo, assim como o Taoísmo, acredita no Tao, no caminho superior que todos os indivíduos procuram na sua vida, em equilíbrio entre a vida mundana e a espiritual, entre o homem e a natureza.

Esta religião não tem um único livro sagrado, mas sim diversas obras textuais que orientam os seguidores. Entre elas estão os Anacletos, ou em chinês Lun Yu, que reúne os ensinamentos de Confúcio, o Mengzi, livro escrito por Mêncius, o segundo sábio do Confucionismo, e o Wu Ching, ou os cinco clássicos.

As obras de Wu Ching falam, cada uma, de um aspeto da vida de acordo com o Confucionismo:
- Shu Ching é sobre política;
- Shih Ching é sobre poesia;
- Li-Ching é o livro dos ritos com uma noção social dos grupos chineses;
- Chun-Chin.

Segundo os ensinamentos de Confúcio, os indivíduos são formados por quatro dimensões, o eu, a comunidade, a natureza e o céu. E cinco virtudes essenciais que devem compor o ser humano: amar o próximo, ser justo, comportar-se adequadamente, aceitar a vontade do céu, cultivar a sabedoria e a sinceridade desinteressadas.

Enquanto religião, o Confucionismo tem cultos oriundos das tradições chinesas. Tem o culto aos ancestrais e a piedade filial, o que representa a obediência e reverência aos membros mais velhos da família que é muito forte político e socialmente na China até hoje.

Os rituais mais importantes são os relacionados com a família, sendo o casamento e os funerais os maiores deles.

O Feng Shui, uma técnica oriental para construção e arrumação da casa de acordo com a energia vital da terra, o chi, é uma prática do Confucionismo que se tornou popular no Ocidente.
Guia de Feng Shui
Atualmente o Confucionismo é ainda praticado em vários países. Apesar da sua origem asiática, diversos países incorporam alguns conceitos do sistema nas suas práticas urbanas. Acredita-se que existam cerca de 6,5 milhões de seguidores do Confucionismo no mundo todo.

Templos
O Templo de Zhengzou, erguido na dinastia Han do Leste e tem cerca de 1900 anos de história. Naquela época, era um grande conjunto de edifícios numa área de 2,5 hectares.
Templo de Zhengzou
Era o segundo maior Templo Confucionismo do país, depois de Qufu, local de nascimento de Confúcio.
Templo de Qufu
O Templo de Zhengzou sofreu um incêndio, mas foi reconstruído rapidamente. Mas como a maior parte do Templo era de madeira, ficou muito destruído pelo fogo. Este Templo ainda sofreu muitos outros incêndios. Após a fundação da Nova China, no ano de 1949, a sua magnitude voltou a equiparar-se ao original.

Símbolos
- Símbolo da Água: significa a fonte da vida.
Símbolo da Água
- Tai Chi: vem do Taoísmo, o Yin e Yang aplicado ao I Ching. Em cada lado da figura geométrica indica uma área da vida do indivíduo a ser transformada.
Tai Chi

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário