terça-feira, 12 de janeiro de 2021

As Mortes nas Mãos de Henrique VIII

Henrique VIII, Rei de Inglarra
Fonte: Wix.com

Henrique VIII, rei de Inglaterra, envolvia-se em grandes conflitos familiares. O rei ordenou a morte de vários familiares.

Eduardo Stafford, o 3º Duque de Buckingham

Eduardo Stafford, 3º Duque de Buckingham
Fonte: Wikipédia

Eduardo Stafford nasceu a 3 de fevereiro de 1478. Era o segundo filho do 2º Duque de Buckingham e de Catherine Woodville.
Disputou o trono com o rei. Eduardo era muito influente no círculo familiar do rei, e era muito mais querido do que Henrique VIII, o que alertou Henrique, que pediu que fosse iniciada uma investigação, pois acreditava que o seu primo conspirava contra si.
Henrique não tinha herdeiros homens, e com o direito real ao trono devido à sua linhagem sanguínea, Eduardo tornava-se cada vez mais uma ameaça para Henrique.
O rei fez questão de examinar pessoalmente as testemunhas que colheram as informações sobre o seu primo, e reuniu evidências que puderam levar Eduardo a tribunal.
Eduardo foi acusado de endossar profecias da morte do rei, e pretender a sua morte, devido a isso foi executado a 17 de maio de 1521.

Ana Bolena

Ana Bolena
Fonte: Wikipédia

Ana Bolena (1501/1507-1536) foi a segunda esposa de Henrique VIII. O casamento secreto entre ambos foi polémico, pois o rei precisou anular a sua união com Catarina de Aragão, o que era proibido. Então, Henrique VIII foi excomungado pelo Papa Clemente VII e fundou a Igreja Anglicana.
Ana tornou-se uma figura-chave na revolta política e religiosa que marcou o início da Reforma Anglicana.
Ana era a mãe da que viria a ser a rainha Elizabeth I, nascida a 7 de setembro de 1533.
Ana foi acusada de ter relações sexuais com o próprio irmão, Jorge, de quem teria engravidado. O seu casamento com Henrique VIII foi anulado dois dias depois. A culpa de Ana nunca foi provada.
Foi acusada de adultério, incesto e de conspirar a morte do rei.
O tio de Ana, Thomas Howard, 3º duque de Norfolk, presidiu o tribunal que a condenou à morte. Foi decapitada a 19 de maio de 1536.

Catarina Howard

Catarina Howard
Fonte: Pinterest

Catarina Howard (1523-1542) foi a quinta esposa do rei Henrique VIII. Foi rainha consorte de Inglaterra de 1540 até ao seu casamentos ser anulado no ano seguinte.
Apesar da paixão que o rei tinha por Catarina, esta não encontrou a felicidade no casamento e arranjou amantes, como Thomas Culpeper, um cortesão. Chamou à corte alguns dos seus antigos amigos, nomeadamente Francisco Dereham, que tinha sido, alegadamente, seu amante em Norfolk e que se tornou no seu secretário particular. As companhias de Catarina começaram a levantar suspeitas. No início, Henrique VIII recusou-se a acreditar nas evidências, mas quando as cartas de Culpeper e Catarina apareceram mandou-a prender na Abadia de Middlesex.
Thomas Culpepper e Francisco Dereham foram executados em dezembro de 1541.
 A 13 de fevereiro de 1542, Catarina começou a ser julgada por adultério, o que numa rainha era equivalente a traição. Considerada culpada, foi executada a 13 de fevereiro de 1542, na Torre de Londres. Tinha 19 anos de idade. Diz-se que passou os últimos dias a ensaiar a sua execução.

James IV da Escócia

James IV, Rei da Escócia
Fonte: Wikipédia

James nasceu a 17 de março de 1473, em Stirling, na Escócia. Foi o rei da Escócia de junho de 1488 até à sua morte. Geralmente, é considerado como um dos mais bem sucedidos monarcas da Escócia da Casa de Stewart, no entanto, o seu reinado terminou de forma desastrosa na Batalha do Campo de Flodden, tornando-se o último monarca britânico a morrer em batalha, a 9 de setembro de 1513.
James era cunhado de Henrique, era casado com a irmã de Henrique, Margaret. A Escócia tinha uma relação muito má com a Inglaterra devido ao temperamento de Henriques, e por isso decidiu ficar ao lado da França quando estes entraram em guerra com os ingleses.
Durante a Batalha de Flodden, James foi derrotado pelas forças britânicas lideradas pela rainha Catarina. Uma média de 11 mil escoceses morreram no confronto, incluindo o monarca da Escócia.

Edmund de la Pole, 3º Duque de Suffolk

Edmund de la Pole, nascido em 1471, era filho de John de la Pole e de Elizabeth de York.
A Casa de York eram uma preocupação constante para Henrique. Este acreditava que a família poderia reivindicar o trono a qualquer momento, e o rei fez com que a existência da casa não trouxesse grandes problemas.
Então, Edmund de La Pole, primo do rei e filho de Elizabeth de York, foi decapitado depois de ter sido deixado de lado de uma amnistia concedida por Henrique a 30 de abril de 1513.


Fonte: Aventuras na História | Wikipédia | History

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário