Vítimas do Massacre de Nemmersdorf Fonte: Wikipédia |
O povoado de Nemmersdorf, a sudoeste de Gumbinnen, na Prússia Oriental, foi palco de um dos mais conhecidos crimes de guerra soviéticos.
O Massacre de Nemmersdorf aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro de 1944 e tornou-se símbolo do horror das atrocidades cometidas pelos integrantes das Forças Armadas Soviéticas contra a população alemã.
Durante a ocupação do Império Alemão, na Segunda Guerra Mundial, quando as tropas de Hitler começaram a recuar após o fracasso, os Aliados cometeram inúmeros crimes contra civis.
Na manhã do dia 21 de outubro de 1944, os soldados soviéticos passaram pelo povoado de Nemmersdorf rumo a Berlim. A cidade tinha-se tornado ponto de refúgio de alemães que corriam da frente oriental, tomado pelas tropas soviéticas e a população era maioritariamente civil.
A vila foi atacada por centenas de soldados, enquanto era defendida por menos de 30 homens. Com alguns abrigos importantes, a cidade tornou-se alvo de ocupação dos soviéticos, que fugiram dos ataques realizados pelo reforço da esquadrilha de caças da Alemanha em defesa do local.
Depois do ataque aéreo, o comando do Exército Soviético ordenou o abandono dos abrigos e o ataque à bala da população local, sem distinção: mulheres, idosos, criança e deficientes foram sacrificados.
A única mulher sobrevivente deste massacre testemunhou o trágico episódio: "De repente ouvi gritos e dois soldados do exército vermelho trouxeram cinco raparigas. O comissário mandou que elas vestissem roupas às riscas. Caminhamos através do pátio, para a cozinha de uma antiga fábrica. Lá, alguns russos estavam sentados, e faziam observações aparentemente muito obscenas, pois cada palavra dira era recebida com um riso alto. Chegaram então mais duas jovens aos prantos. Os soldados as fizeram curvar-se, com golpes que pareciam ter rachado as articulações delas. Eu quase desmaiei quando vi um russo que puxou de uma faca e com um só corte, arrancar o seio direito diante dos olhos de todos."
À medida que ia avançando, o Exército Vermelho deixou a cidade à sua própria sorte e, a 23 de outubro, a Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha Nazi) conseguiu retomar o local.
Erich Dethleffsen, Major-General da Armada, relatou o cenário mórbido: "Quando em outubro de 1944 formações russas romperam a Front Alemã na região de Graß-Waltersdorf e avançaram temporariamente até Nemmersdorf, soldados soviéticos fuzilaram civis (...) Praticamente todas as mulheres foram violadas."
Este massacre foi denunciado durante os Julgamentos de Nuremberg, mas foi ignorado pelos juízes das forças norte-americanas, britânicas e soviéticas.
Já na Guerra Fria, foi constatado que os relatórios e protocolos da investigação do Caso de Nemmersdorf foram destruídos.
Fonte: Wikipédia | Aventuras na História
Sem comentários:
Enviar um comentário