Oskar Stohr e Jack Yufe Fonte: Aventuras na História |
Os gémeos Jack e Oskar foram os filhos de uma família que se separou. Jack Yufe ficou a viver na ilha de Trinidad com o seu pai, enquanto o irmão Oskar Stohr foi embora com a mãe, passando a viver na Alemanha.
Separados ainda na infância, não mantiveram o contacto, o divórcio dos pais os deixaram em mundos completamente opostos.
Quando a Segunda Guerra Mundial começou, a avó de Oskar incentivou-o a juntar-se à Juventude Hitleriana, o que ele aceitou.
Do outro lado, Jack cuidava de uma pequena loja, juntamente com o seu pai e seguia os ensinamentos judaicos. Serviu na Marinha israelita, além de trabalhar num curto período de tempo numa comunidade coletiva do país, a kibutz.
Ambos sabiam que tinham um irmão gémeo, mas isso não teve grande impacto durante as suas adolescências.
Foi aos 21 anos, que os dois se reencontraram, e descobriram que estavam em lados opostos.
O reencontro foi arranjado pela mulher de Oskar, em 1954, quase 10 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Oskar Stohr e Jack Yufe durante o primeiro encontro, em 1954 Fonte: Aventuras na História |
Numa estação de comboio da Alemanha Ocidental, Jack reparou num homem igual a si e aproximou-se. Com os mesmos cabelos e uma roupa branca semelhante, os irmãos estavam frente a frente após décadas distantes.
No início do encontro houve alguma confusão, já que Oskar falava pouco inglês e estava um pouco desconfiado.
Depois Oskar instruiu o irmão a remover todos os símbolos judaicos da sua mala, pois, o antissemitismo ainda não tinha desaparecido, só porque a guerra tinha acabado.
A estadia foi estanha. Os irmãos separaram-se novamente, mantiveram o contacto casual através de cartas.
25 anos depois, os gémeos que não se viam desde a década de 1950. Até que a mulher de Jack, Ona, leu na famosa revista "People" que estavam a realizar um estudo com famílias de irmãos gémeos. Sem hesitar, pediu ao marido para se inscrever, numa oportunidade de se conectar com Oskar e deixar as mágoas para trás.
Para surpresa, Oskar concordou com este novo encontro. Então, o segundo encontro aconteceu nos Estados Unidos, no aeroporto de Minneapolis. Já mais velhos, mas ainda a usarem roupas parecidas, a reunião foi mais amistosa.
Os irmãos puderam falar sobre coisas que tinham em comum, sempre evitando qualquer debate sobre religião, política ou guerra.
Segundo o "New York Times" revelou que Jack faleceu em 2015, aos 82 anos.
Fonte: Aventuras na História
Sem comentários:
Enviar um comentário