Mark Thatcher e Anne Charlotte Verney Fonte: BT.com |
Mark Thatcher, filho da então Primeira-Ministra britânica Margaret Thatcher, e Anne-Charlotte Verney e, ainda o mecânico, desapareceram durante a etapa do Paris-Dakar disputada entre Gao e Mopti, no Mali, em 1982.
Aos 29 anos, o filho da conhecida como Dama de Ferro, estava a competir num dos hobbies favoritos quando simplesmente desapareceu.
Margaret Thatcher Fonte: Aventuras na História - Uol |
No meio da corrida, enquanto passavam pelo trecho entre Tamanrasset e Timeiaouine, na Argélia, o eixo traseiro do carro de Mark quebrou. Assim, o piloto foi obrigado a desligar o motor e esperar por ajuda. Naquele momento, outros competidores passaram por Mark e pela sua equipa, embora tivessem anotado a localização da equipa parada, nenhum dos concorrentes conseguiu divulgar o ponto exato onde o carro estava parado no deserto.
Apesar do Peugeot que utilizavam ter um rádio, nunca houve quaisquer contactos pelo que foi mobilizada uma vasta operação de busca envolvendo a força aérea de três países e o exército da Argélia e do Mali.
Após alguns dias de buscas oficiais, a equipa perdida no meio do deserto do Saara foi declarada como desaparecida, a 12 de janeiro. Na Inglaterra, o nome do jovem Mark ocupava as capas de todos os jornais e as pessoas só falavam sobre esta situação.
Foram dias de pura angústia. Sozinhos no Saara, Mark e os seus amigos faziam de tudo para sobreviver. Nesse sentido, eles até beberam a água armazenada do radiador do carro. Apesar de tudo, o piloto afirmou posteriormente ao The Guardian que "nunca tive medo pela minha vida".
Seis dias depois a equipa foi finalmente encontrada pela Força Aérea da Argélia.
Ainda que ter o seu filho de volta fosse um alívio, a descoberta de Mark tornou-se numa vergonha para Margaret Thatcher e para a diplomacia britânica. Isto porque, mesmo conhecida pelas suas políticas certeiras, ele não foi capaz de encontrar o próprio filho.
Fonte: Aquela Máquina | Aventuras na História
Sem comentários:
Enviar um comentário