terça-feira, 28 de dezembro de 2021

D. Adelaide, Princesa Deposta de Portugal

D. Adelaide, Princesa de Portugal

Adelaide Sofia Amélia Luísa Joana Leopoldina de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg, nasceu em Kleinheubach, na Alemanha, a 3 de abril de 1831.

Filha do Príncipe Constantino de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg e da Princesa Inês de Hohenlohe-Langenburg.

D. Adelaide, juntamente com a Princesa Augusta Vitória de Hohenzollern-Sigmaringen, são as únicas esposas legitimamente casadas com um Rei de Portugal que não foram oficialmente Rainhas desse reino, uma vez que, à data dos casamentos, os seus respetivos maridos, D. Miguel I e D. Manuel II estavam depostos.
D. Adelaide no dia do seu casamento com o Rei D. Miguel I - 1851

Casou-se com D. Miguel I, Rei de Portugal a 24 de setembro de 1851, em Kleinheubach. Juntos tiveram sete filhos: D. Maria das Neves (1852), D. Miguel (1853), D. Maria Teresa (1855), D. Maria José (1857), D. Aldegundes (1858), D. Maria Ana (1861) e D. Maria Antónia (1862).
D. Adelaide, D. Miguel e dois dos seus filhos

Ficou viúva aos 35 anos, professou na Ordem Beneditina, após a educação dos seus filhos, tornando-se Monja no Mosteiro Beneditino de clausura em Ryde.
D. Adelaide, como Monja da Ordem Beneditina após enviuvar

Faleceu em Ryde, na Austrália, a 16 de dezembro de 1909. Encontra-se sepultada no Panteão dos Braganças, no mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, juntamente com o seu marido para onde foram transladados em 1967.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário