segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Festas Tradicionais: Holi - Índia

Decidi fazer outra série de post's no blog, que consistem em transmitir informações sobre as festas mais tradicionais (uma mais do que outras) em redor do mundo.

5. Holi

Holi ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chagada da Primavera.
Celebração de Holi
Holi é comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna, que geralmente fica entre fevereiro e março.

Muitas são as lendas que explicam o aparecimento desta celebração, em geral remete ao terrível rei Hiranyakashyap, muito vaidoso, este queria que todos no seu reino o adorassem, mas foi o seu filho Prahlad quem resolveu adorar uma entidade diferente, chamada Vishnu.
Celebração de Holi
Então Hiranyakashyap combinou com a sua irmã Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria numa fogueira com Prahlad nos seus braços para matá-lo. Mas quem morreu foi Holika pois a seu poder quebrava se entrasse numa fogueira com outra pessoa.

O Deus Vishnu reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. Esta festa celebra a vitória de um Deus contra o outro e o triunfo da devoção. A tradição da queima Holika ou "Holika Dahan" vem desta lenda.
Deus Vishnu
Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi.
Radha e Krishna
No dia da celebração as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Esta brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos.
Celebração de Holi
Em 2018 a celebração de Holi começará a 1 de março (5ª-Feira) e termina no dia seguinte, 2 de março (6ª-Feira)

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário