Reação dos soldados alemães ao verem imagens e filmes sobre os campos de concentração nazis |
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em maio de 1945, deu-se o início de uma poderosa política com o objetivo de semear a culpa coletiva. Foi um período intenso, em que os países aliados que enfrentaram a Alemanha na Segunda Guerra Mundial marca todos os alemães, sem exceção, como cúmplices no Holocausto.
O Presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt sugeriu que teriam que ensinar o povo alemão a sua responsabilidade da guerra, "e por um longo tempo, deve ter sopa para o pequeno almoço, a sopa para o almoço e sopa para o jantar".
As ruas foram invadidas por material de propaganda alusiva à ideologia nazi com imagens devastadoras de milhões de assassinato de judeus, adversários e grupos minoritários.
Esta exposição fotográfica afetou a consciência da nação, além de gravar os horrores feitos pelos nazis, tinha mensagens como: "A culpa é sua" ou "Foi você que fez esta atrocidade".
A televisão pública também fez a campanha da culpa coletiva, transmitindo filmes que recriavam os horrores dos campos de concentração.
Na imagem:
São soldados alemães, prisioneiros de guerra em campos americanos.
A imagem foi tirada dentro de um teatro e está exposta no Museu do Holocausto.
Pode-se ver diversas reações nos rostos dos soldados, alguns parecem estar a ver um filme normal que despertou o seu interesse, sem mostrar qualquer tipo de remorso. Mas outros não tiveram coragem de ver as cenas que passavam, tapando os rostos envergonhados.
Neste grupo de soldados estavam os que foram fervorosamente anti-semitas e nacionalistas da filosofia nazi.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário