quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Primeira-Dama de Portugal: Maria dos Prazeres Bessa Pais

Primeira-Dama Maria dos Prazeres Bessa Pais
Fonte: Museu da Presidência da República

Nome: Maria dos Prazeres Martins Bessa Pais
Nascimento: 29 de dezembro de 1867, em Amarante, Portugal
Pais: Vitorino Ferreira Bessa, um comerciante natural de Perozelo, Penafiel, que detinha o exclusivo do Depósito da Companhia dos Tabacos de Portugal, e de Bernardina Augusta Martins Bessa, natual de uma família abastada de Valença
Casamento: Com 26 anos conheceu e começou a namorar o militar Sidónio Pais, cinco anos mais novo. Dois anos depois, com a autorização do seu tio materno, Dr. Miguel Pinto Martins, casaram-se a 2 de fevereiro de 1895, na Igreja Paroquial de São Gonçalo. O casal teve cinco filhos
Primeira Dama: 28 de abril de 1918 a 14 de dezembro de 1918
Morte: 14 de setembro de 1945, Porto, Portugal
Curiosidades: Em 1904, devido às constantes infidelidades e ambições políticas de Sidónio, o casal separa-se. Maria dos Prazeres continua a viver em Coimbra (para onde o casal mudou-se quando se casou) dedicando-se aos cinco filhos e ao cuidado da casa, tornando-se muito recatada e isolada, evitando os bailes ou eventos públicos, que o seu marido frequentava na companhia de diversas senhoras.

Sem direito ao divórcio, mas com ajuda financeira da sua família, permaneceu sempre afastada da vida pública do marido, que viria a tornar-se Presidente da República, após o golpe militar de 1917. Por inerência, nesse mesmo ano, Maria dos Prazeres tornar-se-ia Primeira-Dama, sem desempenhar qualquer cargo ou ter estado presente em qualquer cerimónia oficial de estado.

Após o assassinato do seu marido, a 14 de dezembro de 1918, Maria dos Prazeres foi pela primeira e única vez ao Palácio Nacional de Belém para estar presente no funeral deste.

Dez anos após a morte do seu marido, em 1928, foi-lhe concedida uma "pensão de sangue" na razão de 50% do vencimento de um "general com mais de cinco anos" de graduação no posto.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário