Momčilo Gavrić, o soldado mais novo da Primeira Guerra Mundial - 1914 Fonte: Wikipédia |
Momčilo Gavrić nasceu a 1 de maio de 1906, em Trbušnica, no Reino da Sérvia. Era o oitavo filho da sua família.
No início de agosto de 1914, soldados austro-húngaros da 42º Divisão da Infantaria da Guarda Doméstica da Croácia mutilaram e enforcaram os seus pais, avó, três irmãs e quatro irmãos de Momčilo. A sua casa foi incendiada, Momčilo sobreviveu porque não esyava em casa quando isto aconteceu, o seu pai o tinha mandado para um tio.
Sem família e sem casa, Momčilo foi procurar a 6ª Divisão de Artilharia do exército sérvio. O major Stevan Tucović aceitou Momčilo Gavrić na sua unidade após ouvir a sua história.
Na mesma noite, Momčilo Gavrić vingou-se ao mostrar à sua unidade a localização dos soldados austro-húngaros e participou no bombardeamento, conforme foi contado numa entrevista pelo filho de Momčilo Gavrić.
Aos oito anos, após a Batalha de Cer, foi promovido ao posto de Cabo pelo comandante da sua unidade e recebeu uniforme militar.
Em Kajmakčalan , o Marechal de Campo Mišić ficou chocado quando viu um menino de dez anos uniformizado nas trincheiras. O Major Tucović explicou-lhe a situação, que Gavrić estivera com eles desde a Batalha de Cer , e que ele aprendera a disciplina e fora ferido durante o seu tempo na unidade. Mišić promoveu Gavrić a Sargento Lance , e a ordem foi lida para toda a divisão.
Após a libertação de Belgrado, o Major Tucović garantiu que Momčilo Gavrić recebesse ajuda de uma missão britânica que estava a ajudar órfãos de guerra na Sérvia.
Foi enviado para Inglaterra e terminou a sua educação na Escola Henry Wreight em Faversham, Kent, graduando-se em 1921.
Voltou à Sérvia ainda em 1921, após o Primeiro-ministro sérvio Nikola Pašić ter ordenado o retorno de todas as crianças sérvias.
Em Trbušnica, Momčilo Gavrić reuniu-se com os três irmãos que sobreviveram aos assassinatos em 1914.
Fonte: Wikipédia
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário