Boneco da Michellin, em 1910 |
Em 1898, dava-se a primeira aparição pública do boneco da Michelin, acompanhada da mensagem: "Nunc est bibendum". A frase latina significa "agora é beber" e remete para o poema de Horácio, quando este convida os seus contemporâneos a festejarem a vitória romana na batalha de Actium.
De uma só vez, o boneco ganhou nome - Bibendum e a conotação de vitória. Foi um golpe publicitário bem-sucedido, e a prova disso é que perdura até hoje.
O desenho do boneco ficou nas mãos de Marius Rossillon, conhecido artisticamente pelo nome O'Galop.
Depois de O'Galop, outros grandes nomes da publicidade e da arte dos cartazes também deram o seu contributo para a fama do Bibendum.
A carreira internacional do Bibendum começou cedo, com o boneco a acompanhar as equipas de vendas da marca e a ajudar a construir a reputação da Michelin.
Já visitou todos os continentes e viu a sua popularidade ser atestada pelo Financial Times, que o elegeu o melhor ícone de todos os tempos, em 2000. Desde então, modernizou-se por duas vezes a sua imagem.
Fonte: Observador
O desenho do boneco ficou nas mãos de Marius Rossillon, conhecido artisticamente pelo nome O'Galop.
Depois de O'Galop, outros grandes nomes da publicidade e da arte dos cartazes também deram o seu contributo para a fama do Bibendum.
A carreira internacional do Bibendum começou cedo, com o boneco a acompanhar as equipas de vendas da marca e a ajudar a construir a reputação da Michelin.
Já visitou todos os continentes e viu a sua popularidade ser atestada pelo Financial Times, que o elegeu o melhor ícone de todos os tempos, em 2000. Desde então, modernizou-se por duas vezes a sua imagem.
Fonte: Observador
MZ
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário