quarta-feira, 18 de março de 2020

Boneco da Michellin, em 1910


Boneco da Michellin, em 1910
Ao observar uma pilha de pneus, Édouard Michelin imaginou uma personagem que viria a ser a estrela de um cartaz surpreendente.

Em 1898, dava-se a primeira aparição pública do boneco da Michelin, acompanhada da mensagem: "Nunc est bibendum". A frase latina significa "agora é beber" e remete para o poema de Horácio, quando este convida os seus contemporâneos a festejarem a vitória romana na batalha de Actium. 

De uma só vez, o boneco ganhou nome - Bibendum e a conotação de vitória. Foi um golpe publicitário bem-sucedido, e a prova disso é que perdura até hoje.

O desenho do boneco ficou nas mãos de Marius Rossillon, conhecido artisticamente pelo nome O'Galop.

Depois de O'Galop, outros grandes nomes da publicidade e da arte dos cartazes também deram o seu contributo para a fama do Bibendum.

A carreira internacional do Bibendum começou cedo, com o boneco a acompanhar as equipas de vendas da marca e a ajudar a construir a reputação da Michelin.

Já visitou todos os continentes e viu a sua popularidade ser atestada pelo Financial Times, que o elegeu o melhor ícone de todos os tempos, em 2000. Desde então, modernizou-se por duas vezes a sua imagem.

Fonte: Observador

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário