sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Sobrevivente do Titanic: Lillian Asplund

Lillian Asplund, sobrevivente do Titanic
Fonte: Encyclopedia Titanica

Lillian Gertrud Asplund nasceu a 21 de outubro de 1906, em Worcester, nos EUA.

Lillian tinha um irmão gémeo, Carl Edgar, dois irmãos mais velhos, Filip Oscar e Clarence, e um mais novo, Edvin Felix.

Em 1907, o pai de Lillian levou a sua família para Småland, na Suécia, para ajudar a sua mãe viúva a resolver problemas com a propriedade familiar. No início de 1912, a família estava pronta para voltar aos EUA, e o pai de Lillian reservou a passagem para a família no Titanic.

Lillian, os seus pais e os seus quatro irmãos, embarcaram no Titanic, a 10 de abril de 1912, em Southampton, na Inglaerra, como passageiros da terceira classe.

Lillian tinha cinco anos na altura e lembrava-se que o navio "era muito grande e tinha acabado de ser pintado. Lembro-me de não ter gostado do cheiro de tinta fresca".

Quando o Titanic bateu no iceberg às 23h40 da noite de 14 de abril de 1912, o pai de Lillian acordou a sua família e depois colocou todos os papéis importantes, incluindo dinheiro, no bolso. Lillian, a sua mãe e o seu irmão Felix foram colocados no bote salva-vidas nº15.

Lillian lembrou: "a minha mãe disse que preferia ficar com ele (meu pai) e afundar com o navio, mas ele disse que as crianças não deveriam ficar sozinhas. A minha mãe colocou Felix no seu colo e eu entre os joelhos. Eu acho que ela pensou que poderia me manter um pouco mais quente dessa forma".

Lillian, a sua mãe e o seu irmão foram resgatados pelo Carpathia, que chegou ao local pouco depois das 4 horas da manhã. 

Lilian lembrou: "Uma mulher tirou as minhas roupas. A minha roupa ficou muito suja e molhada no barco salva-vidas. A minha mãe estava a tentar encontrar-me. Ela estava a dizer: 'Eu tenho uma filha!' Bem, ela me encontrou. E, finalmente, quando as minhas roupas secaram, as vesti novamente. Eles nos levaram para o lugar onde estavam pessoas doentes. Bem, não doentes, mas pessoas que precisavam de um pouco mais de atenção. As pessoas no Carpathia foram muito boas para nós."

O pai de Lillian e os irmãos, Filip, Clarence e Carl morreram no naufrágio. O corpo do seu pai foi recuperado.
Lillian Asplund
Fonte: Wikipédia

A mãe de Lillian nunca recuperou das perdas do marido e dos três filhos mais velhos e recusou-se a discutir sobre o acontecido com quem quer que fosse, dizia que era simplesmente errado fazê-lo. Lillian concordou e, nunca falou. Segundo o seu advogado, quando perguntada sobre porquê de Lillian se recusar a dar entrevistas, mesmo quando estas eram pagas, Lillian afirmou: "Por que é que eu quero dinheiro do Titanic? Olha o que eu perdi. Um pai e três irmãos."

A mãe de Lillian morreu a 15 de abril de 1964, no 52º aniversário do naufrágio.

Lillian morreu na sua casa em Shrewsbury, nos EUA, a 6 de maio de 2006, aos 99 anos.

Após a sua morte, o bilhete do navio que tinha guardado durante todos aqueles anos foi vendido em leilão em 2009. Junto do bilhete, no cofre, estava também um relógio de bolso que era do seu pai, que tinha parado às 2h19.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário