quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Sobrevivente do Titanic: Louise Laroche

Louise Laroche e a irmã Simonne, sobreviventes do Titanic
Fonte: Encyclopedia Titanica

Louise Laroche nasceu a 2 de julho de 1910, em Paris, na França.
Louise ao colo do pai, Joseph e a mãe, Juliette e a irmã de Louise, Simonne
Fonte: Titanic Historical Society

Louise e a sua família embarcaram no Titanic em Cherbourg, na França, a 10 de abril de 1912, como passageiros de segunda classe.

Com a colisão no iceberg, às 23h40 do dia 14 de abril, o pai de Louise, Joseph acordou a sua mulher, Juliette e informou-lhe que o navio tinha sofrido um acidente. Joseph colocou todos os seus objetos de valor nos bolsos e, junto com a sua mulher, levou cada uma das suas filhas adormecidas até ao convés.

Não se sabe em qual bote salva-vidas Juliette e as suas filhas embarcaram, embora Juliette se recordara de estar uma condessa no seu bote. Havia uma condessa a bordo do navio Noël Leslie, Condessa de Rothes, que embarcou no bote salva-vidas nº8, então é provável que Juliette e as filhas, Simonne e Louise tenham escapado nesse bote salva-vidas.

O pai de Louise morreu no naufrágio e o corpo nunca foi identificado.

No dia 15 de abril foram resgatadas pelo navio Carpathia. Chegaram a Nova Iorque no dia 18, mas não tinham ninguém para as receber, então Juliette decidiu não continuar viagem em direção ao Haiti, que era a ideia da viagem, pois era o país natal do pai de Louise, e voltou para Villejuif, na França.

A família voltou à França em maio de 1912, onde Juliette deu à luz um filho ao qual chamou de Joseph, em homenagem ao pai.

Louise Laroche nunca se casou.

Em março de 1995, Louise subiu a bordo do navio Nomadic pela primeira vez desde 1912, acompanhada por outra sobrevivente do Titanic, Milvina Dean. No mesmo ano, Louise esteve presente numa convenção da Titanic Historical Society, onde um marcador de pedra com uma placa de bronze foi dedicada aos passageiros que partiram do porto de Cherbourg.

Louise morreu a 28 de janeiro de 1998, em Paris, na França.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário