domingo, 2 de maio de 2021

A Última Mensagem de um Passageiro do Titanic

Benjamin Guggenheim
Fonte: Aventuras na História

A 14 de abril de 1912, afunda o Titanic, matando cerca de 1,5 mil pessoas.

Uma das histórias mais surpreendentes do acidente, retratada no filme "Titanic" de 1997, é a de Benjamin Guggenheim.

Conhecido pela sua carreira como empresário norte-americano, foi um dos muitos que morreram ainda a bordo do Titanic. 

Benjamin nasceu 1865, era o 5º de sete filhos do magnata da mineração Meyer Guggenheim. Apesar da grande quantidade de irmãos, Benjamin herdou grande parte do dinheiro da sua mãe.

Casou-se com Florette Seligman, em 1894. Tiveram três filhas: Benita, Marguerite e Barbara. A família acabou por sofrer com o trabalho de Benhamin, já que ele estava muitas vezes fora.

Quando a viagem inaugural do Titanic foi anunciada, Benjamin apressou-se para comprar duas passagens. Uma para ele e outra para a sua amante, a francesa Léontine Aubart. Levou ainda consigo três funcionários: o seu criado Victor Giglio, o motorista René Pernot e a criada de Léontine, Emma Sägesser.

Na noite em que o Titanic embate num iceberg, Benjamin e Victor estavam a dormir. Os dois mal sentiram o impacto, acordaram apenas quando Léontine e Emma bateram na porta.

No corredor do navio, Benjamin e Victor receberam coletes salva-vidas das mãos de Henry Samuel Etches, um membro da tripulação. Uma vez equipados, todos foram levados até ao convés do barco.

Assim como retratado no filme, Léontine e Emma foram colocadas num bote salva-vidas logo no começo do naufrágio, junto de outras dezenas de mulheres e crianças. Benjamin, Victor e René ficaram para trás.

As esperanças de Benjamin de se salvar foram destruídas quando olhou em volta e percebeu o caos que se instalara no navio. Como cavalheiro que era, Benjamin despediu-se de Henry Etches e voltou à cabine, acompanhado por Victor. Mas antes, pediu que o funcionário do barco memorizasse uma mensagem: "Se algo acontecer comigo, diga à minha esposa em Nova Iorque que eu fiz o meu melhor para cumprir o meu dever".

Depois disto, Benjamin e o seu criado vestiram as suas melhores roupas de festa e voltaram a andar pelo navio. Quando questionados sobre a escolha dos trajes, Benjamin respondeu: "Estamos preparados para cair como cavalheiros".

Benjamin, Victor e René ainda estavam a bordo do navio quando este se afundou.



Fonte:  Aventuras na História


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário