domingo, 30 de maio de 2021

Clémentine Delait - A Mulher Barbuda

Clémentine Delait, conhecida como "Mulher Barbuda"
Fonte: Wikipédia

Clémentine Clattaux Delait nasceu a 5 de março de 1865, em Chaumousey, na França.

Em 1885, casou-se com um padeiro local e, juntos, abriram uma padaria em Thaon-Les-Vosges. 

No início dos anos 1900, Clémentine e o marido participaram numa festa de Carnaval que aconteceu na cidade de Nancy. Na altura, Clémentine ficou impressionada com a apresentação de uma mulher barbuda.

Ao voltar à rotina de trabalho, contou a sua experiência a alguns clientes. A partir de então, um deles a desafiou a deixar a barba crescer. Apesar de nunca ter sido adepta da moda dos pelos faciais, Clémentine aceitou a proposta. Clémentine tinha problemas hormonais que faziam com que ela tivesse que se barbear com alguma regularidade.

Com esta sua nova imagem, "o sucesso foi imediato... todos eram loucos por mim", disse Clémentine no seu caderno de recordações.

Devido à sua fama repentina, renomeou o seu estabelecimento para "Café de la Femme Barbe" (PT: "Café da Mulher Barbuda"). Começaram a vender também lembranças da mulher, como cartóes postais assinados e fotografias.

Pessoas e meios de comunicação de toda a Europa visitavam regularmente o seu café. Clémentine recebia muitos convites para se apresentar em exposições ou festivais noutros países. Apesar de se sentir lisonjeada pelo reconhecimento, negava sempre os convites devido à saúde do seu marido ser muito debilitada.

Durante a Primeira Guerra Mundial trabalhou como enfermeira voluntária. Também marcava presença e sessões de ciclismo ao ar livre e era uma declarada fã de cães.

Clémentine nunca pôde ter filhos, devido à condição que lhe permitia ter uma longa barba. Após 30 anos de casamento, Clémentine e o seu marido decidiram adotar uma menina de cinco anos que perdeu os seus pais devido à gripe espanhola.

Depois da morte do seu marido, em 1928, Clémentine aceitou convites para viajar ao estrangeiro. Passa os seus últimos anos de vida desfrutando de muita tranquilidade e lazes.

Faleceu em 1939, aos 74 anos de idade. Na sua lápide está escrito: "Aqui está Clémentine Delait, a Dama Barbuda".



Fonte: Aventuras na História


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário