quinta-feira, 24 de junho de 2021

Donatien Alphonse François de Sade - O Homem mais depravado da História

 

Donatien de Sade
Fonte: Wikipédia

Donatien, o Marquês de Sade, nasceu a 2 de junho de 1740.

Foi um aristocrata e escritor libertino.

Filho de um conde diplomata e militar. Seguiu a carreira militar e, aos 16 anos, lutou na Guerra dos Sete Anos, na qual a França e a Áustria disputaram com a Inglaterra e a Prússia territórios e destinos comerciais.

Quando voltou da guerra, foi obrigado pelo seu pai a casar-se com Renée-Pélagie de Montreuil. Filha de uma família de nobreza recente e com influência na corte.

Muitas das suas obras foram escritas enquanto estava preso na Prisão da Bastilha, preso várias vezes, inclusivamente por Napoleão Bonaparte.

É do seu nome que surge o termo médico "sadismo" que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do(s) parceiro(s).

Donatien era adepto do ateísmo e era caracterizado por afrontas à religião dominante, sendo, por isso, um dos principais autores libertinos, na conceção moderna do termo.

Nas suas obras, como livre pensador, usava o grotesto para mostrar as suas críticas morais à sociedade urbana. Evidenciava, ao contrário de várias obras acerca da moralidade, uma moralidade baseada em princípios contrários ao que os "bons costumes" da época aceitavam.

Com essa moralidade mostrava que os homens que sentiam prazer na dor dos demais e outras situações, por vezes bizarras, que não estavam distantes da realidade.

No seu romance "120 Dias de Sodoma", por exemplo, os nobres devassos abusam de crianças raptadas fechados num castelo de luxo, num clima de crescente violência, com coprofagia (ingerir fezes), mutilações e assassinatos.

O primeiro escândalo na vida de Donatien ocorreu cinco meses após o casamento. Em outubro de 1763, foi acusado pela prostituta Jeanne Testard de obrigá-la a renegar Deus e a realizar atos de sacrilégio com imagens cristãs enquanto mantinham relações sexuais.

Acabou preso, mas, graças à influência da sogra, ficou na cadeia menos de um mês. A sogra ainda o livrou da forca em 1772, quando Donatien intoxicou uma prostituta - numa festa, ofereceu um bombom com um licor afrodisíaco à prostituta e esta quase morreu.

A sua mulher tinha conhecimento das suas traições, mas, mesmo assim, manteve-se ao seu lado durante 27 anos, além de lhe dar três filhos. Renée fechava os olhos às traições do marido, mas a sua mãe não.

De protetora, a sogra passou a perseguidora quando Donatien revelou que mantinha um caso com a cunhada, Anne-Prospère. O casal fugiu para a Itália. A sogra localizou-os e pediu ao rei da Sardenha em pessoa, Carlos Emanuel III, que expedisse uma ordem de prisão contra Donatien, embora sem acusação alguma.

Donatien fugiu da prisão em 1773. Em 1775, envolveu-se noutra situação. Deu uma orgia envolvendo empregados do castelo, Donatien e a sua mulher Renée. O processo foi aberto pelo pai de uma das criadas que participaram na festa, além de enfrentar Donatien nos tribunais, este pai deu-lhe dois tiros, Donatien sobreviveu graças à má pontaria do atirador.

Em janeiro de 1777, a sogra de Donatien conseguiu que o rei emitisse uma carta de prisão, chamada "Lettre de Cachet". Desta vez, esteve preso durante 13 anos, mas não foi acusado de um crime propriamente dito.

Em março de 1801, com a França sob domínio de Napoleão, Donatien foi levado ao manicómio de novo, e nunca mais o deixou. 

Na velhice, já separado da sua primeira mulher, Renné, encontrava-se preso por causa das suas ideias e comportamento libertino, então foi amparado pela atriz Marie-Quesnet, que mudou-se com ele para o Hospício de Charenton.

Nesta época, sob o olhar tolerante de Marie-Quesnet, enamorou-se pela filha de uma guarda da prisão, que tinha 14 anos quando a conheceu. Todos estes factos foram documentados por Gilbert Lely, o mais importante biógrafo de Sade, compilador das suas cartas e autor do clássico "Vida do Marquês de Sade".

Donatien morreu aos 74 anos, a 2 de dezembro de 1814, em Saint-Maurice.



Fonte: Wikipédia | Aventuras na História


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário