Manifestação por Hollywood livre Fonte: A Terra Média de Claudia |
Foi uma lista mantida pela indústria do entretenimento norte-americano com nomes de roteiristas, atores, diretores, músicos e outros artistas para boicotar os simpatizantes do Comunismo e negar-lhes emprego.
Para entrar na lista bastava defender ideias de esquerda entre conhecidos.
Muitos membros da lista foram acusados por colegas, e alguns comprovadamente sem ligações com a União Soviética.
A lista acabou por arruinar a carreira de muitos profissionais e colaborou para moldar o sentimento anticomunista no público.
Elia Kazan ficou conhecido por denunciar grande parte dos integrantes da lista. Por ser um ex-comunista, conhecia os membros do CPUSA e tinha acesso a um vasto material que servia como prova. A sua atitude foi repudiada, tendo sido considerado por muitos como traidor, ainda assim, recebeu uma medalha do governo americano por serviços prestados ao país.
Diretor Elia Kazan Fonte: Limão Mecânico |
No início de 1948, dez artistas, a maioria roteiristas, foram condenados a um ano de prisão por ligações com o movimento comunista norte-americano. Após a Suprema Corte ter negado recurso ao caso deles, Edward Dmytryk, um dos acusados, decidiu denunciar os membros do PC e pela delegação premiada foi libertado em setembro de 1950, os outros nove completaram a pena.
Diretor Edward Dmytryk Fonte: Rotten Tomatoes |
Foram eles: Alvah Bessie, roteirista, Herbert Biberman, roteirista e diretos, Lester Cole, roteirista, Edward Dmytryk, diretor, Ring Lardner Jr., roteirista, John Howard Lawson, roteirista, Albert Maltz, roteirista, Samuel Ornitz, roteirista, Adrian Scott, produtor e roteirista e Dalton Trumbo, roteirista.
Roteirista John Howard Lawson Fonte: Once upon a screen... |
No mesmo período, outros quatro artistas foram acusados de ligações com o movimento comunista e entraram na lista negra: Hanns Eisler, compositor, Bernard Gordon, roteirista e Joan Scott, roteirista.
Compositor Hanns Eisler Fonte: Bach Cantatas Website |
De janeiro de 1948 a junho de 1950, mais sete pessoas foram adicionadas à lista, entre elas Lillian Hellman, dramaturga e roteirista, o ator Canada Lee e o ator e cantor Paul Robeson.
Ator Canada Lee Fonte: Wikipédia |
A lista após junho de 1950 tinha mais de 150 nomes, como o ator Eddie Albert, a atriz Barbara Bel Geddes, o roteirista Sidney Buchman e a atriz Karen Morley.
Atriz Karen Morley Fonte: Wikipédia |
Fonte: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário