Luta de Boxe entre Gus Waldorf e um urso pardo Fonte: Fatos Desconhecidos |
Na imagem pode-se ver a luta de boxe entre Gus Waldorf e um urso pardo que foi transmitida pela televisão, nos EUA, em 1949.
A imagem mostra o momento exato em que o urso desfere um soco de esquerda do seu oponente.
O único objetivo deste programa era atrair audiência. Naquela época, a ideia de respeito pelos direitos dos animais não era difundida, sendo comum casos de crueldade, maus tratos e falta de proteção à vida animal.
A luta era realizada sob a vigilância de juízes e profissionais, o urso usava uma focinheira e tinha as luvas bem apertadas para impedir que utilizasse as garras durante a luta, mas era percetível que a força do animal era muito superior à força do pugilista.
Apesar da audiência, felizmente, este tipo de programa não teve continuidade.
A maioria dos ursos utilizados em lutas de boxe, na sua maioria clandestinas, tinham os seus dentes arrancados e garras removidas, sendo amordaçados e equipados com luvas ou até mesmo tendo os seus tendões das pernas e braços cortados.
Desde meados do séc. XIX, as lutas com ursos já eram populares na Europa. Nos EUA, a primeira luta documentada foi em 1877 em Nova Iorque.
Muitos anos antes a luta de Gus Waldorf, em 1949, dois ursos de circo chamados Lena e Martin participaram numa série de lutas promovidas para entreter o público. A 14 de abril de 1878, o urso Lena teve a sua vingança após anos de maus tratos quando matou um homem chamado Jean Francis Borne durante a luta.
Fonte: Fatos Desconhecidos | Museu de Imagens
Sem comentários:
Enviar um comentário