quarta-feira, 2 de março de 2022

As Freiras Mais Polémicas da História

Maria Crocifissa Della Concezione (1645-1699)

Maria Crocifissa Della Concezione
Fonte: Wikipédia

Em 1676, foi encontrada no chão dos seus aposentos num convento italiano. Estava com o rosto sujo de tinta e uma carta que teria sido escrita por Satã enquanto era possuída pela figura maldita.

Segundo Maria, o seu atacante tinha o objetivo de fazer com que a religiosa se convertesse ao satanismo e abandonar Deus.

A Igreja viu o caso como um episódio de batalha do bem contra o mal, luta na qual foi considerada vitoriosa, sendo venerada depois da sua vida, mas não chegou a ser santificada.

Atualmente, pesquisadores do museu Ludum, na Sicília, acreditam que se tratava de uma mulher que sofria de esquizofrenia e transtorno bipolar.


Elizabeth Barton (1506-1534)

Elizabeth Barton
Fonte: Naked History

A religiosa teve a sua primeira epifania aos 19 anos de idade, quando visualizou que crianças da propriedade em que trabalhava como criada seriam mortas.

Como consequência, começou a chamar a atenção do clero. Para que as suas visões permanecessem sob um dogma cristão, a tornaram freira.

Tornou-se, praticamente, uma celebridade no clero inglês, conheceu o Rei Henrique VIII, e depois de um tempo profetizou que o monarca iria morrer pouco depois de se casar novamente.

Elizabeth era uma crítica assídua da separação do Rei com Catarina de Aragão, e alegou ver um lugar no inferno para o Rei herege.

Não tardou até o Rei conspirasse contra a freira e fizesse com que fosse presa, depois foi condenada à morte por traição.


Benedetta Carlini de Vellano

Beneddetta Carlini de Vellano e Bartolomea
Fonte: Arquivo LésBIco - blogger

Entrou para o convento com apenas 9 anos de idade, anos depois, já freira, afirmou que tinha visões místicas, podendo até falar com Jesus Cristo.

Isto era considerado blasfémia. Muitos acreditavam que a mulher estava sob posse do Diabo, sendo então acompanhada pela Irmã Bartolomea. As duas começaram a envolver-se romanticamente, protagonizando a primeira relação lésbica da história moderna, no início do séc. XVII.

Apesar da infâmia, pouco se sabe do destino final das duas, sendo provável que a Igreja, assim que soube da relação, mandou prender Benedetta, passando o resto da vida presa.


Freira de Watton (1140-?)

Representação do milagre da Freira de Watton
Fonte: Aventuras na História

Abandonada aos quatro anos de idade em frente a um mosteiro em Watton, na Inglaterra. A jovem, logo no início da vida, demonstrou não ter as qualidades de uma freira.

Numa altura, quando um grupo de religiosos fez uma reforma no Convento da freira, ela apaixonou-se perdidamente por um dos homens e foi correspondida. Desde então, um romance ilícito aconteceu entre os dois, que rompiam o celibato sempre que se encontravam, até que um dia a freira engravidou.

Quando foi descoberta, as outras freiras prenderam-na e cometiam atos terríveis contra ela, como espancamentos.

De acordo com a lenda, após um milagre a freira acordou sem o seu bebé, que supostamente teria sido levado por dois anjos depois da mulher se arrepender do seu pecado.

Nenhum sinal de gravidez existia na freira, sem leite no peito nem inchaços, dando fim às violências. Já o pai, em compensação, foi capturado pelos irmãos da sua congregação e torturado, teve as suas partes íntimas cortadas pela mãe do seu filho, que foi obrigada.


Joana de Leeds (séc. XIV)

A ocupação de freira não era para Joana, uma religiosa da casa de St. Clement, em York, na Inglaterra. Para acabar com a vida que não gostava resolveu morrer, mas a fingir.

Fingiu estar gravemente doente e, com ajuda de colegas do convento, enterraram um boneco como se fosse o corpo morto da mulher.

Não se sabe ao certo o que teria motivado a vontade dela de sair do convento, e nem como teria vivido após a fuga. Apesar disso, o Arcebispo de York escreveu uma carta sobre o caso assim que ficou ciente da farsa. Afirmou que a mulher se tinha entregado aos prazeres da carne e do pecado, "dando as costas à decência e ao bem da religião", como ele aponta na carta.



Fonte: Aventuras na História | Wikipédia


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário