Bolo com 106 Anos encontrado na Antártida Fonte: Aventuras na História |
Em 2017, um grupo de ativistas membros do órgão neozelandês Antarctic Heritage Trust (AHT), que atua pela preservação da Antártida, estava no Polo Sul quando encontrou um objeto inusitado - um bolo de frutas secas com 106 anos de idade.
O bolo estava dentro de um recipiente feito de estanho juntamente com outros muitos objetos, que foram esquecidos por diversas pessoas que visitaram a região ao longo dos anos. Todos eles estavam dentro de uma antiga cabana.
A cabana, localizada no cabo Adare, data de 1899, quando um grupo de noruegueses visitou o continente e criou o abrigo. Mais tarde, em 1911, o local foi utilizado pelo famoso explorador britânico Robert Scott e pela sua equipa.
Robert Scott Fonte: Pinterest |
Aqui, os ativistas encontraram inúmeros alimentos como pedaços de carne e peixe em processo de decomposição, além de potes de geleia. Também foram encontrados objetos como ferramentas, roupas e pinturas retratando os animais locais.
Acredita-se que o bolo tenha sido levado por Scott durante a sua expedição à Terra Nova. Infelizmente ele, que também era oficial da marinha, acabou por falecer na viagem de volta junto com outros três companheiros devido ao intenso frio que enfrentaram.
O bolo, no entanto, ficou preservado dentro da marmita que, por sua vez, não saiu imune a um processo de oxidação, apesar de ainda possuir parte da pintura centenária.
Segundo um comunicado de Lizzie Meek, que administrava os artefactos históricos da AHT: "Tinha um cheiro de manteiga rançosa muito, muito leve, tirando isso, o bolo parecia comestível! (...) Não há dúvidas de que o frio extremo da Antártida ajudou a preservá-lo".
Como a cabana é considerada um património histórico, o recipiente com o bolo, assim como os outros objetos históricos encontrados, foram devolvidos ao local após a sua restauração.
Fonte: Aventuras na História
Sem comentários:
Enviar um comentário