Perfume Chanel Nº5 - Design de 1920 a 1950 Fonte: eBay |
O famoso perfume Chanel Nº 5 foi lançado durante a década de 1920 e foi criado com o intuito de levar sofisticação e sedução às clientes da estilista.
Segundo a obra "O Segredo do Chanel Nº5" de Tilar J. Mazzeo, é que o perfume teve influência da família Romanov.
A estilista Coco Chanel, após a Primeira Guerra Mundial, queria expandir os seus negócios. Depois do conflito global, artigos, que até então eram considerados de luxo, tornaram-se uma válvula de escape para reerguer uma parcela da sociedade europeia.
Estilista Coco Chanel Fonte: Stylight |
Com o passar do tempo, Coco Chanel tornou-se num dos nomes mais reconhecidos entre a elite francesa. Então decidiu expandir os seus produtos, para uma fragrância diferente das outras. No entanto, os planos de fazer um perfume inovador, foram interrompidos no fim de 1919, após a morte do seu grande amor, Artur Capel.
Coco Chanel e Artur Capel Fonte: Pinterest |
Ainda abalada com a trágica perda, Coco Chanel conheceu o Príncipe russo Dmitri Pavlovich, com quem viveu um breve romance, na altura em que ele estava exilado na França.
Coco Chanel e o Príncipe russo Dmitri Pavlovich Fonte: Pinterest |
O que Coco não sabia, é que a partir daquele verão de 1920, a sua carreira entraria noutros caminhos e se consagraria na indústria da moda internacional.
O Príncipe russo apresentou a Coco Chanel um frasco de perfume Rallet Nº1, que tinha sido feito especificamente para a família Romanov. A fragrância russa tinha sido produzida pelo perfumista Ernest Beaux, que até então trabalhava na A. Rallet and Company, uma empresa conceituada no sul da França.
Perfume Rallet Nº1 |
Chanel terá procurado o perfumista, afirmando ter encontrado o equilíbrio perfeito entre o cheiro da sofisticação e o da sedução. Então, Ernest Beaux levou algumas amostras para a francesa, que acabou optando pela número cinco, por coincidência, Chanel tinha sido criada num orfanato e os monges do local acreditavam que este número teria energias poderosas.
Perfumista Ernest Beaux Fonte: Bois de Jasmin |
O Chanel Nº5 era composto pela mistura de rosa de jasmim, maio, sândalo e ylang ylang. No entanto, para destacar o seu perfume dos outros produzidos na época, utilizou aldeídos de maneira exagerada.
De seguida, exigiu que o frasco tivesse o mesmo formato das garradas de whisky Boy Capel. No entanto, ao longo das décadas, o frasco foi sendo modificado.
Ao longo de 1920, Beaux ficou encarregado de aperfeiçoar o produto até chegar à fórmula que hoje é vendida.
O lançamento ocorreu num conceituado restaurante da Riviera Francesa.
Algum tempo depois, o perfume passou a ser oficialmente comercializado nas suas lojas e, em pouco tempo, tornou-se um sucesso de vendas, sendo uma das maiores invenções da estilista.
Fonte: Aventuras na História
Sem comentários:
Enviar um comentário