quinta-feira, 2 de junho de 2016

A Primeira Mulher no Espaço

Valentina Tereshkova
Valentina tornou-se na primeira mulher astronauta no espaço.

Foi heroína da União Soviética.

Vinda de uma família de camponeses, Valentina estudou na escola secundária em Yaroslavl. Trabalhou numa fábrica de pneumáticos dessa mesma cidade enquanto seguiu os estudos ao mesmo tempo.

Após serem realizados com sucesso os primeiros voos de astronautas homens, o desenhista soviético de aparelhos espaciais Serguei Korolev teve a ideia de enviar uma mulher ao espaço.

Em 1962 começou a procura de candidatas que deviam reunir certos requisitos, como ter experiência em saltos com paráquedas, ter menos de 30 anos, medir menos de 1,70m e pesar menos de 70kg.

Valentina realizou o voo espacial a 16 de junho de 1963 na nave Vostok-6, de quase três dias de duração.

O voo espacial que deu fama mundial a Valentina, por pouco não teve um fim trágico: "Cometeu-se um erro. Em vez de aterragem, no programa da nave foi introduzido um comando de subida da órbita, pela qual eu corria risco de não regressar à Terra. Mas reparei oportunamente essa falha. Foram introduzidos os dados corretos e pude voltar" contou mais tarde Valentina.

Passados cinco meses do voo, a 3 de novembro de 1963, Valentina casa-se com o astronauta Andriyán Nikoláev, surpreendendo muitas pessoas.

Valentina recebeu o título de heroína da União Soviética, a Ordem de Lenin e a medalha Estrela de Ouro a 22 de junho de 1963 pelo seu voo no espaço.

Valentina divorciou-se em 1982, casando-se novamente com o médico Yuli Shaposhnikov, morto em 1999.

Em 2011 foi eleita deputada pelo partido Rússia Unida, o mesmo de Putin e Dmitri Medvedev.

Atualmente vive entre Yaroslavi, perto da filha e da neta, e Moscovo, onde exerce o seu mandato parlamentar.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário