quarta-feira, 8 de junho de 2016

Cadela Laika

Cadela Laika
A cadela Laika nasceu em 1954 - foi uma cadela russa que se tornou conhecida por ser o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra.

Laika era uma cadela que vivia nas ruas de Moscovo, pesava aproximadamente 6kg e tinha três anos de idade quando foi capturada para o programa espacial soviético.

Foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik 2, a 2 de novembro de 1957, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik 1, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita..

Laika morreu entre as cinco e as sete horas depois do lançamento, bem antes do planeado. A causa da sua morte, que só foi revelada décadas depois, foi, provavelmente, uma combinação de stress sofrido e o superaquecimento, que terá ocorrido talvez devido a uma falha no sistema de controlo térmico da nave.

Apesar do acidente, esta experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para a participação humana em voos espaciais.

A 11 de abril de 2008 foi inaugurado um monumento em honra à cadela Laika no centro de Moscovo. O monumento foi colocado numa alameda perto do Instituto de Medicina Militar, onde ocorreram há mais de meio século os experimentos científicos com a participação da célebre cadela.

A figura de bronze, de dois metros de altura, representa um dos segmentos de um foguete espacial, que se transforma numa mão humana, sobre a qual está o corpo de Laika.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário