quinta-feira, 30 de junho de 2016

Ataque a Pearl Harbor


Ataque a Pearl Harbor - 7 de dezembro de 1941
A guerra tinha começado em 1939 e havia um bloco de países com governos autoritários que tinham o desejo de expandir os seus regimes por outros territórios - como a Alemanha, Itália e o Japão, formando o bloco chamado de Eixo durante a guerra.

O Japão constituía o Império chamado de nipónico, governado por um autoritário imperador, o qual não possuía boas relações com os EUA.

Os EUA não tinham entrado na guerra desde início, apenas tinham uma participação indireta. No entanto, os EUA preparava os seus exércitos e armamentos nas suas bases localizadas em pontos estratégicos do planeta.

O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de dezembro de 1941.

Naquela manhã, os aviões dos japoneses passaram pelo radar, que tinha sido instalado no dia anterior, confundidos com aviões do exército dos EUA.

Alguns aviões dos EUA foram abatidos no caminho pelos japoneses, que conseguiram alcançar o centro da base para o grande ataque.

Eram 353 aviões japoneses e mais cinco submarinos. Os aviões atacaram em duas vezes, a primeira, formada por 186 torpedeiros-bombardeiros vulneráveis, aproveitou a surpresa do ataque para bombardear os navios no porto. O segundo ataque foi formado por 168 aviões, atacou a base aérea naval e marinha no centro de Pearl Harbor.

Este ataque levou à entrada dos Estados Unidos da América na Segunda Guerra Mundial.

No ataque a Pearl Harbor houve várias perdas:
- Na Marinha Imperial Japonesa: dos 441 aviões dos dois ataques, 29 foram abatidos durante a batalha e 74 foram danificados pelo fogo antiaéreo. Dos cinco mini-submarinos que participaram na operação, quatro foram destruídos e o outro encalhou num recife.
- Nos EUA: vários navios de guerra foram afundados ou sofreram vários danos, mais de dois mil pessoas morreram. Tiveram 188 aviões destruídos e 159 ficaram gravemente danificados.

Algumas horas depois do início do ataque a Pearl Harbor - no dia seguinte a 8 de dezembro de 1941, tropas japonesas começaram atacar novos territórios, como Hong Kong, Filipinas, entre outros.

A 8 de dezembro de 1941, o Congresso dos EUA declarou guerra ao Japão com um único voto contra. O presidente Roosevelt assinou a declaração de guerra, apenas alguns minutos depois.

Como resposta, Roosevelt ordenou um ataque a Tóquio, considerado praticamente impossível, originando assim o ataque Doolittle lançado a 18 de abril de 1942.


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário