Robert Wadlow, o homem mais alto da História |
Nasceu a 22 de fevereiro de 1918 em Alton, Illinois (EUA).
Nasceu com um peso de 3,900g e uma estatura normal, nada fazia prever que aquele bebé de tamanho normal viria a se tornar alguns anos depois no homem mais alto de toda a História.
Era filho de Harold e Addie Wadlow, e era o mais velho de cinco irmãos.
O seu desenvolvimento até aos 4 anos de idade foram normais, então começou a crescer numa velocidade impressionante.
Aos cinco anos já media 1,63m e aos 10 anos chegou aos 2 metros de altura.
Além do recorde de maior homem da história, Robert também tem o recorde de maior mão e pé. As suas mãos mediam 35cm do pulso até à ponta do dedo médio, e os seus pés tinham 50cm, o número dos seus sapatos era o 70.
Este crescimento exagerado devia-se à presença de um tumor na glândula pituitária que provocava a destruição das células que controlam o crescimento dos ossos, ou seja quem tem este problema nunca para de crescer durante toda a vida.
Aos 22 anos, Robert pesava 199kg e media 2,74m.
Robert entrou no Ringling Brothers Circus que o levou, em 1936, por todo os Estados Unidos para ser visto pelo público, o que mais chamava à atenção das pessoas era que além da sua altura ele era uma pessoa dócil e simpática.
Este crescimento provocou-lhe diversos problemas. Cedo os seus ossos não foram capazes de sustentar o peso do seu corpo, o que obrigou-o a utilizar muletas para se deslocar. Com o tempo também perdeu sensibilidade nas suas pernas.
A 4 de julho de 1940 cortou o tornozelo com uma garrafa tornando-se numa infeção. Os médicos fizeram-lhe uma transfusão de sangue de urgência, no entanto, isto não evitou que no dia 15 desse mês morresse durante o sono, aos 22 anos.
O seu funeral aconteceu a 19 de julho, sendo assistido por cerca de 40 mil pessoas. Foram necessários 12 homens para o levar.
Em 1985, o artista Ned Giberson fez uma estátua de Robert em tamanho real, feita de bronze na Southern Illinois University Edwardsville que é visitada anualmente por milhares de pessoas, que tiram fotografias agarrados à mão daquele que um dia foi conhecido como o Gigante Simpático.
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário