sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Construção de uma Estrada Romana

Ilustração de uma Construção de uma Estrada Romana

As estradas eram importantes para Roma mesmo antes dos seus habitantes começarem a construir estradas novas.

A cidade surgiu onde rotas antigas convergiam, no único vau existente no curso inferior do rio Tibre.

De acordo com documentos antigos, para melhorar as estradas que encontraram, os romanos imitaram os cartagineses.

As antigas estradas eram de difícil circulação, pois eram poeirentas na estação seca e lamacentas na chuvosa. Os romanos com frequência construíam as suas estradas em cima destas trilhas.

As estradas romanas foram cuidadosamente projetadas e construídas para serem sólidas, úteis e bonitas.

O ideal era que ligassem o ponto de partida ao destino pelo trajeto mais curto possível, o que explica o motivo de muitas terem longos trajetos retos. No entanto, muitas vezes as estradas tinham que acompanhar os contornos do terreno.

Quando possível, em áreas íngremes e montanhosas, os engenheiros romanos construíam as estradas na horizontal, na metade das elevações, no lado da montanha que tinha sol. Para os utilizadores, essa posição minimizava as inconveniências causadas por um tempo ruim.

Para a construção, os romanos primeiro definiam o trajeto da estrada, tarefa que era confiada aos topógrafos da época. Então, o trabalho pesado de cavar ficava com legionários, trabalhadores ou escravos.

Escavavam-se duas valas paralelas. A distância mínima entre as duas valas era de uns dois metros e meio, mas normalmente era de quatro metros, sendo ainda maior nas curvas.

A largura de uma estrada pronta podia ser de até dez metros, incluindo as passagens para pedestres nos dois lados.

A terra entre as duas valas era retirada, formando um buraco. Uma vez que se alcançasse uma base sólida, o espaço vazio era cheio com três ou quatro camadas de diferentes materiais.

A primeira podia ser de pedras grandes ou entulho. Então viriam pedras menores ou achatas, talvez ligadas por argamassa. Em cima, colocava-se cascalho compacto ou pedra britada.

A superfície das estradas era abaulada ou convexa, sendo um pouco mais alta no centro, o que facilitava o escoamento da água da chuva da parte central para as sarjetas nas laterais.

Construir as estradas desta maneira contribuiu para a durabilidade das mesmas e possibilitou que algumas delas perdurassem até hoje.

As estradas romanas eram utilizadas por soldados e comerciantes, pregadores e turistas, atores e gladiadores.

Os que viajavam a pé podiam percorrer por volta de 25 a 30 km por dia. Os viajantes podiam obter informações sobre distâncias por consultarem os marcos miliários. Essas pedras de vários formatos, geralmente cilíndrico, ficavam posicionadas a cada 1.479,5 metros (o comprimento de uma milha romana).

Também haviam postos para descanso onde os viajantes podiam trocar de cavalo, compra algo para comer ou, em certos casos, pernoitar. Alguns desses pontos de serviço transformaram-se em pequenas cidades.



MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário