domingo, 16 de outubro de 2016

Tragédia de Hillsborough

Evidente sofrimento das pessoas junto às grandes do estádio de Hillsborough a 15 de abril de 1989


A 15 de abril de 1989, aconteceu em Inglaterra, a maior tragédia da história do futebol inglês.

Num jogo entre Liverpool e Nottingham Forest, na semifinal do Campeonato de Inglaterra no estádio de Hillsborough.

A superlotação de uma das alas do estádio levou à morte de 96 adeptos do Liverpool.

Este acidente foi encarado como a "gota de água" para que os problemas com o futebol fossem resolvidos.

A partida foi interrompida aos seis minutos da primeira parte para que os adeptos fossem socorridos no campo de jogo.

Curiosamente, em 1989, este estádio era dos poucos na Inglaterra considerados aptos para receber jogos de grande porte, como era o caso desta semifinal do Campeonato Inglês.

O Lorde Taylor de Gosforth foi designado para conduzir o inquérito sobre os motivos da tragédia.

As suas conclusões foram apresentadas no que ficou conhecido como o "Relatório Taylor". As principais causas apontadas para as mortes foram a falha do controlo policial sobre a multidão e as inadequadas instalações do estádio.

O relatório sugeriu algumas mudanças que foram prontamente atendidas. As principais diziam que os estádios não poderiam ter grandes ou separadores para separar o público do campo, além disso, todo o adepto que comprasse bilhete deveria ter uma cadeira para ver o jogo. As "gerais", áreas onde se via o jogo de pé, foram completamente abolidas.

Segundo a investigação, a tragédia aconteceu porque os adeptos do Liverpool com bilhete comprado não conseguiram entrar no estádio. Como foi dado o apito inicial, houve empurrões do lado de fora e um dos portões foi aberto.

A multidão dirigiu-se diretamente à ala central, onde não havia mais lugares. Os adeptos estavam junto às grades foram esmagados. No total, 96 adeptos morreram e centenas saíram feridos.

A data, 15 de abril, é uma data digna de respeito por parte do Liverpool.

O clube mantém no seu estádio, o Anfield Road, um memorial com os nomes dos 96 mortos na tragédia de Hillsborough. O local tem uma chama que nunca se apaga, em respeito aos que perderam as suas vidas.

A partida que devia ter sido disputada no dia da tragédia, foi realizado no dia 7 de maio, no Old Trafford, em Manchester, com a vitória do Liverpool, que viria a se sagrar vencedor da competição mais tarde.



MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário