Chegada do Homem ao Pólo Sul - dezembro de 1911 |
Na imagem - da direita para a esquerda: Roald Amundsen, Helmer Hanssen, Sverre Hassel e Oscar Wisting e a "Polheim", a tenda instalada no Pólo Sul, a 16 de dezembro de 1911. A bandeira é a da Noruega. Fotografia de Olav Bjaaland.
1. Roald Amundsen 2. Helmer Hanssen 3. Sverre Hassel 4. Oscar Wisting |
A 14 de dezembro de 1911, o explorador norueguês Roald Amundsen ganhou a corrida até ao Pólo Sul, num duelo dramático com o aventureiro britânico Robert Scott, e tornou-se no primeiro homem a chegar ao Pólo Sul.
Roald e os quatro membros da sua equipa foram os primeiros a cravar uma bandeira no Pólo Sul, a bandeira da Noruega.
Um mês depois, o britânico Scott chegou ao Pólo Sul.
O equipamento levado para o Pólo Sul por Amundsen
Os esquis, especialmente desenhados por Amundsen, foram testados e modificados durante dois anos à procura da perfeição.
O vestuário polar era confecionado com pele de foca da Gronelândia, tendo por base o estilo utilizado pelos Inuítes de Netsilik, com pele de rena, pele de lobo, tecido da Burberry e de gabardina.
Os trenós foram construídos com madeira de eucalipto e aço, e eram mais compridos que o habitual para prevenir as quedas em fendas de gelo.
As tendas, "as mais fortes e mais práticas que alguma vez tinham sido utilizadas", tinham um chão incorporado e apenas uma estaca de suporte.
Para cozinhar na viagem, Amundsen escolheu o fogão Primus, de fabrico sueco.
Fogão Primus |
MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário