quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Mulheres na Indústria na 1ª Guerra Mundial

Mulheres a trabalharem em fábricas de munições durante a Primeira Guerra Mundial - 1917
Devido ao grande número de homens que estavam a combater na Primeira Guerra Mundial, as mulheres tiveram que ocupar os lugares dos homens nos seus trabalhos.

As mulheres foram ganhando cada vez mais força nas fábricas e começaram a ocupar cargos que antes eram só executados por homens.

No Reino Unido cerca de dois milhões de mulheres ocuparam os postos dos seus maridos nas fábricas, principalmente nas áreas da indústria e engenharia.

Embora as mulheres fossem fazer o trabalho dos homens, o trabalho feminino continuava a ser desvalorizado. O preço pago às mulheres era bem inferior ao pago aos homens e as condições de trabalho eram péssimas. Por estes motivos, muitas mulheres insatisfeitas começaram a organizarem-se em sindicatos e, ainda, a entrar em greve por condições de trabalhos melhores.

Não foi só na indústria que o trabalho feminino foi preciso, também foi necessário no campo. No campo as mulheres ficaram responsáveis pela produção agrícola e pela criação de animais.

As que viviam nas cidades foram trabalhar com transportes, conduzindo autocarros e caminhões.

Muitas mulheres também dirigiram-se para os campos de batalha para trabalhar como enfermeiras, cozinheiras, motoristas de ambulâncias, etc.

As mulheres conseguiram conquistar um direito muito importante, o de estudar em Universidades, também a legalização do voto feminino foi uma conquista em vários países logo após a Primeira Guerra Mundial.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário