terça-feira, 16 de novembro de 2021

Paul Kern - O soldado que deixou de dormir

Soldado Paul Kern
Fonte: Factos Desconhecidos

Paul Kern foi um soldado que combateu na Primeira Guerra Mundial, pela Hungria.

Em 1915, sofreu um tiro na sua cabeça, que deixou o seu lobo frontal danificado, mas sobreviveu.

Recuperou os sentidos já no hospital da campanha. Desde o momento em que recuperou a consciência até à sua morte em 1955, Kern não voltou a dormir.

Paul perdeu a capacidade de dormir. O que podia ter arruinado a sua vida, não aconteceu, ele viveu tranquilo o resto da sua vida, no entanto, nunca mais dormiu.

Embora o sono seja considerado por todos uma parte necessária da vida humana, porque desempenha várias funções como a libertação de proteínas no cérebro e a restauração da função cognitiva. E quando as pessoas são privadas do sono pode ter alucinações e mudanças de personalidade. A insónia até matou ratos de laboratório.

Mas Paul Kern viveu cerca de 40 anos sem dormir e sem apresentar qualquer sintoma.

Paul apenas necessitava descansar os olhos durante uma hora por dia para dar ao nervo ótico uma pausa muito necessária.

Os médicos que se cruzavam com Paul eram muito céticos em relação à sua situação. Paul estava disponível para ser examinado por todos os médicos que quisessem. 

Paul fez uma radiografia em hospitais da Áustria à Austrália, mas não encontraram razões relacionadas com a bala.

Um dos médicos teorizou que Paul provavelmente adormeceria por segundos de cada vez ao longo do dia, sem se aperceber, mas nunca mais ninguém o viu a dormir.

Outros médicos acreditavam que a bala destruiu toda a área física do cérebro que precisava ser "reabastecida" pelo sono. Acreditavam que ele morreria novo por causa disso.

Este acontecimento ainda hoje intriga os cientistas.

MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário