David Sharp e o seu corpo congelado no Monte Everest (direita) Fonte: All That's Interesting |
David Sharp nascido a 15 de fevereiro de 1972, em Harpenden, na Inglaterra, foi um alpinista que morreu no topo do Monte Everest.
A sua morte tornou-se polémica porque passaram por ele vários montanhistas que iam e voltavam do topo quando ele estava a morrer, embora outros tenham tentado ajudá-lo.
David Sharp era conhecido como um alpinista talentoso, reconhecido pelo seu bom humor.
David então decidiu que tentaria pela terceira vez chegar ao topo da montanha mais alta do mundo. Nas suas duas tentativas anteriores, David teve problemas durante a escalada e optou por desistir. No entanto, a ideia de chegar ao topo nunca lhe saiu da cabeça.
Decidiu que iria sozinho, sem a ajuda de equipamentos de oxigénio.
A 13 de maio de 2006, David iniciou a sua escalada. Sabe-se que naquele dia alguns alpinistas o encontraram a caminhar sozinho. No entanto, nenhum dos profissionais ali presentes verificou se David tinha ou não chegado ao topo da montanha.
No dia 14, por algum motivo, David começou a descer. Em algum momento, David cruzou o seu caminho com o cadáver do chamado "Botas Verdes" (provavelmente o corpo mais famoso que se encontro no Everest). O corpo não identificado é usado como um marco pelos alpinistas para medir o progresso da escalada, que sempre serve de ajuda para localização.
Depois de chegar a este ponto, David decidiu descansar na caverna, estava sem ajuda de equipamentos e já estava cansado e com falta de ar.
David foi visto por um grupo de alpinistas, que passaram por ele e perceberam que estava quase morto e decidiram deixá-lo ali. 20 minutos depois, outro grupo viu David. Desta vez, David reuniu todas as suas forças e conseguiu acenar. Mas, os montanhistas também deixaram o homem para trás.
De acordo com o USA Today, pelo menos 40 profissionais ignoraram o estado de David naquele dia. O depoimento da maioria deles é alvo de polémica: alguns dizem não ter visto David na caverna, outros afirmaram que tentaram ajudar e comunicaram o ocorrido através do rádio, mas sem sucesso.
David faleceu naquele mesmo dia, a 15 de maio, provavelmente por hipotermia ou edema cerebral.
Não se sabe se David conseguiu alcançar o seu objetivo de chegar ao topo da montanha. No entanto, a sua morte serve de alerta para tantos outros montanhistas que decidem subir a montanha encarando os perigos de estarem lá absolutamente sozinhos.
O corpo de David ficou na montanha, mas está fora de vista desde 2007.
Fonte: Wikipédia | Aventuras da História
Sem comentários:
Enviar um comentário