domingo, 28 de novembro de 2021

Aventureiro Enterrado de Cabeça para Baixo - John Edward Jones

 

As pernas de John E. Jones subterradas na caverna Nutty Putty
Fonte: Foca na Folga

John Edward Jones faleceu enquanto explorava a caverna Nutty Putty, em Spanish Fork, em Utah, nos EUA, a 24 de novembro de 2009.

John, de 26 anos, era um estudante de medicina e morreu após ficar quase 28 horas preso de cabeça para baixo a mais de 200 metros de profundidade na caverna.

John Edward Jones
Fonte: Youtube

Naquele dia, John, o irmão Josh e dois amigos entraram na Nutty Putty e exploraram uma área chamada "The Big Slide" antes de eventualmente se separarem para encontrar áreas mais desafiadoras dentro da caverna.

John que se encontrava à procura de uma área chamada "Canal de Nascimento", viu-se em apuros e decidiu voltar. No entanto, a caverna era tão estreita que ele não conseguia girar, então ele continuou para tentar encontrar uma área onde pudesse se virar, mas acabou por cair numa fenda de 1,5m de cabeça para baixo.

A área que John estava a explorar ainda não tinha sido mapeada. O seu irmão conseguiu voltar, mas antes de sair da caverna falou com John e foi pedir ajuda, então uma equipa de resgate voluntário foi tentar ajudá-lo.

John tinha 1,80m e 86kg e ficou preso de cabeça para baixo por volta das 9 horas da manhã. Mais de 100 homens foram mobilizados para a operação de resgate. 

A operação de resgate foi lenta, com as equipas a tentarem usar ferramentas de pressão no túnel estreito. Durante a tarde, John estava praticamente fora da fenda da caverna, mas ainda a alguns metros abaixo do solo, quando o cabo que era usado para retirá-lo se partiu, impossibilitando o seu resgate.

Durante o período em que esteve, temporariamente, fora da fenda, os bombeiros conseguiram dar-lhe água e comida. Nas horas seguintes em que ficou preso, as condições físicas de John pioraram e ele acabou por não resistir e morreu.

O seu corpo nunca pôde ser resgatado e encontra-se no local até hoje, servindo de alerta para aventureiros que gostam deste tipo de desporto.

A caverna estava fechada desde 2004, quando incidentes aconteceram, e foi reaberta em 2009, poucos meses antes de John decidir explorá-la. Com a sua morte, a caverna foi interditada ao público para sempre.



Fonte: Aventuras na História | Foca na Folga


MZ

A(s) imagem(ns) podem ser encontradas em vários sites da Internet, o texto é baseado em várias pesquisas feitas por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário