Navio sueco Wada, no Museu do Wasa, em Estocolmo Fonte: Wikipédia |
O Wasa foi um poderoso navio de guerra sueco, construído entre 1626 e 1628, para ser o navio-almirante da esquadra de guerra do Rei Gustavo II Adolfo.
Rei Gustavo II Adolfo Fonte: Geneall |
Quando foi construído destinava-se a mostrar a transformação da Suécia numa grande potência e as suas aspirações expansionistas e nenhuma despesa foi poupada na sua decoração e equipamentos. Foi um dos maiores e mais fortemente armados navios de guerra do seu tempo, sendo decorado com centenas de esculturas, todas pintadas com cores vivas.
O navio afundou e naufragou perto da ilhota de Beckholmen, após velejar menos de uma milha náutica (cerca de 1,8km) na sua viagem inaugural, a 10 de agosto de 1628.
Foi construído com a parte superior muito pesada e com insuficiente lastro. Apesar da evidente falta de estabilidade do porto, foi autorizada a zarpar e naufragou poucos minutos depois, quando encontrou um vento mais forte do que a brisa predominante.
A pressa de fazer o barco navegar também contribuiu para o seu insucesso. O Rei Gustavo Adolfo, que estava no estrangeiro na data da viagem inaugural, estava impaciente em que a Wasa se unisse à Frota do Báltico, na Guerra dos Trinta Anos.
Ao mesmo tempo, os subordinados do Rei não tiveram coragem política de discutir os problemas estruturais do navio ou adiar a viagem inaugural.
Um inquérito foi feito para encontrar o responsável pelo acidente, mas ninguém foi condenado.
O Wasa foi inicialmente esquecido após tentativas de recuperar os seus preciosos canhões no séc. XVII, sendo localizado novamente no final da década de 1950, na saída da baía de Estocolmo.
O navio foi recuperado com o casco quase intacto a 24 de abril de 1961, sendo colocado no museu temporário "Wasavarvet" (PT: "O Estaleiro Wasa") até 1987, quando foi transferido para o Museu do Wasa, em Estocolmo.
Durante o resgate de 1961, milhares de artefactos e os restos mortais de pelo menos 15 pessoas foram encontrados no seu interior e ao redor do casco do Wasa pelos arqueólogos marinhos.
Entre os objetos encontrados estavam roupas, armas, canhões, ferramentas, moedas, talheres, comida, bebida e seis das dez velas.
O navio é uma das mais populares atrações turísticas da Suécia e, em 2007, atraiu mais de 25 milhões de visitantes.
Fonte: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário